Lista de Resumos
- A disciplina "Estágio Supervisionado em Processos Interativos na Educação" e sua contribuição na formação em Educação Ambiental do licenciado
- A Educação Física na educação infantil: relato de experiência da formação inicial no PIBID/CAPES-UFPR
- A elaboração de entrevistas como forma de compreender a realidade local: Estudo de caso – Barra do Saí, Guaratuba, Paraná
- A importância da geometria na formação dos alunos do Ensino Médio e Fundamental
- A importância do programa de Monitoria na disciplina de Saúde Ambiental
- A inclusão do aluno com necessidades educacionais nas licenciaturas da UFPR
- A linguagem da loucura é a loucura da linguagem em Maurício de Souza
- A Monitoria de Metodologia da Pesquisa em Enfermagem ilustrando e a importância das etapas da pesquisa científica.
- A monitoria no módulo Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no mundo: contribuindo com o processo de construção do conhecimento.
- A mídia como moderadora do corpo feminino
- A produção audiovisual para o ensino de Ciências e Biologia no âmbito do Pibid
- A produção audiovisual para o ensino de Ciências e Biologia no âmbito do PIBID
- A Química do Corpo Humano: utilização de um livro de Divulgação Científica como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica
- A utilização de um vídeo de divulgação científica como instrumento em sala de aula no Ensino Médio
- A utilização do teatro no clube de ciências
- A violência na mídia
- Abordagem alternativa no ensino de LE na escola pública
- Acompanhamento de disciplinas - ADD
- Alfabetização e contextualização cartográficas: apoio à utilização popular das geotecnologias
- Aliando Ensino e Pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio
- Aplicação de aulas práticas em ciências para escola pública da rede estadual, um relato de experiência
- Aplicação de unidade didática para Ensino Médio sob contexto da Química Forense
- Aprendizagem vivencial em ciências
- Apresentação de atividades formativas aos ingressos do curso de Odontologia da UFPR
- Arborização com Árvores Nativas do Litoral
- As falas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física (PIBID/CAPES-UFPR) sobre o que ser docente na Educação Infantil
- As hipóteses de Krashen: influências e possíveis aplicações no ensino de espanhol como língua estrangeira
- Assessoria a grupos PET na seleção de novos integrantes
- Associação entre tabagismo, haplótipos HLA-A, -B e -DR e genes de receptores olfatórios
- Atividade de iniciação à docência na disciplina de Oclusão Dentária e disfunsão temporomandibular do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná
- Atividade de monitoria: elo entre os graduandos e sua prospectiva de vida acadêmica.
- Atividades do Projeto PIBID/Matemática no Colégio Estadual Altair da Silva Leme
- Ação de prevenção e promoção de saúde bucal do grupo PET Odontologiada UFPR (MEC-SESu) em parceria com o SESC PR
- Ação de saúde bucal com crianças em situação de vulnerabilidade social
- Brinquedo midiático: signo de poder na escola
- Caixa Didática: relações de gênero e sexualidade
- Capítulo de História e Cultura Afro-Brasileira: Quilombos no Paraná
- Catalisando a vida acadêmica dos calouros do curso de Química - UFPR: manual de sobrevivência para o 1º. semestre
- Ciências Humanas e textos literários: relato de experiência
- Clube de Ciências com o tema “Ciência, Esporte e Saúde” no Colégio Estadual Sertãozinho, Matinhos- PR.
- Clube de Ciências: possibilidades para o ensino de ciências em espaços não formais.(PIBID – CIÊNCIAS)
- Coleção traduzindo: A tradução de comentários de Textos Filosóficos, de Évelyne Rogue
- Como ocorre o ensino de química para alunos que freqüentam a sala de recursos na Educação Especial?
- Conectados ao mundo pela Geografia através do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino escolar
- Câmeras fotográficas, uma proposta CTSA e interações com o estudo de lentes delgadas
- Da teoria a prática: Educação Ambiental como temática da aula de campo
- Descobrindo e discutindo representações de rios em crianças do ensino fundamental
- Descobrindo um mundo invisível: o uso da microscopia como auxílio didático para professores do ensino fundamental
- Desenhos de crianças do ensino fundamental como ferramenta para representação de rios
- Desenvolvimento de modelos didáticos no ensino de Ciências e Biologia: modelos tridimensionais de células e tecidos
- Desenvolvimento de modelos didáticos no ensino de Ciências e Biologia: pele e vasos sanguíneos
- Desenvolvimento de modelos didáticos no ensino de Ciências e Biologia: representação tridimensional da célula nos diferentes reinos.
- Ensinando e Aprendendo – Vivência da Monitoria de Cardiovascular e Pulmonar I
- Entre histórias e memórias: o projeto de formação de professores da Escola de Educação Físicia e Desportos do Paraná (1942-1956)
- Escola de Plantações
- Escravidão e o pós-Abolição no Paraná: diagnóstico e perspectivas sobre ensino e aprendizagem
- Escrita, oralidade, e demais leituras – uma perspectiva de ensino.
- Espaços educacionais como alvo e fonte de ideias e práticas inclusivas
- Estudo comparativo de Índices de Rendimento Acadêmico nas Instituições de Ensino Superior
- Estudo da eficiência da Monitoria na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos para Agronomia
- Expedições geográficas: o olhar além da sala de aula
- Experimentação problematizadora em uma turma de ensino médio sobre lei da conservação das massas.
- Experimentação problematizadora no ensino de Química através do PIBID: uma experiência no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva
- ExpoElétrica
- Feiras de produtores de Matinhos e Paranaguá no litoral paranaense: ações de pesquisa – ação do PET Comunidades do Campo
- Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: relato de experiências utilizando múltiplos enfoques
- Física no Ensino Fundamental? E Astronomia? Uma forma de inserção
- Gincanas no Ensino de Matemática
- Identificando a Química dentro da Cultura Afro-brasileira: uma estratégia didática no Colégio Estadual Professor Teobaldo Kletemberg.
- Inglês Verde-Amarelo: o Letramento Crítico e a interação universidade-escola na busca de autonomia
- Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura estrangeira na rede pública de ensino
- Intercâmbio entre grupos PET Odontologia
- InterPET na Escola
- Intervenção científica na escola: uma experiência sociológica
- Introdução à nomenclatura de hidrocarbonetos no 3º ano do ensino
- IV Ciclo de Palestras de Engenharia Química: "Diversificando a Engenharia"
- Jogos e video games High-End combinados com a educação
- Leitura e interpretação no Ensino de Física: os discursos de autoria de estudantes do ensino médio a partir da articulação de diferentes linguagens
- Letramento, inclusão e educação de surdos
- Levantamento dos estabelecimentos consumidores de dendrocombustíveis no município de Palotina – PR
- Licenciar - Redimensionando a prática de ensino de Língua Estrangeira Moderna: Polonês.
- Licenciar – Prática de ensino de língua japonesa na Escola Municipal Herley Mehl
- Licenciar – Prática de ensino de língua japonesa no CAIC Cândido Portinari e Escola Municipal Durival Brito
- Madeira mágica: como demonstrar o comportamento da madeira e sua importância no dia a dia.
- Mapeamento Conceitual nas aulas de Filosofia: uma experiência com alunos das três séries do Ensino Médio com apoio do PIBID/Filosofia
- Mathcad Aplicado à Engenharia Química
- Mediação e ensino da Arte: um exercício de partilha do sensível
- Meliponário Zoombee, instrumento pedagógico no ensino de ciências
- Metodologia de grupo de Programa de Educação Tutorial - PET interdisciplinar: discussões de textos
- Monitoria - o aprendizado de estratégias e dinâmicas no desenvolvimento de produto e serviço de informação
- Monitoria como ferramenta de interação entre ensino e comunidade
- Monitoria da disciplina de organização de Sistemas e Serviços de Saúde
- Monitoria de História da Enfermagem: investigações acerca dos primórdios do cuidado em contextos de guerra
- Monitoria do Módulo Cardiovascular e Pulmonar III – Curso de Fisioterapia
- Monitoria do Módulo Cardiovascular e Pulmonar – Curso de Fisioterapia UFPR-Litoral
- Monitoria do Módulo:Saúde do Trabalhador
- Monitoria em Fisioterapia : Eletrotermofototerapia
- Monitoria em Fisioterapia Aquática: compartilhando a teoria e a prática
- Monitoria em Fisioterapia: um caminho para o ensino e aprendizagem
- Monitoria na disciplina “Fundamentos do lazer”: ensino e aprendizagem compartilhados
- Morfometria das fibras musculares de larvas e pós-larvas de jundiá (Rhamdia quelen) incubadas a 21e 27 °C
- Mural Interativo 3.0
- Mídia-educação, trabalhando mimetismo midiático como forma de produzir conceitos
- Mídias na educação matemática.
- Módulo de intervenção didática: atraindo para os mistérios do magnetismo
- Múltiplas linguagens no ensino de Biologia e Ciências nas intervenções do PIBID
- Múltiplas linguagens no ensino de invertebrados
- O Clube de Ciências como fonte de continuidade do aprendizado escolar
- O conhecimento compartilhado entre professor e monitores: práxis de Ensino, Pesquisa e Extensão, em vista a vida acadêmica
- O ensino da geometria na disciplina de matemática: um enfoque alternativo
- O lúdico com filmes atuais no ensino de Física e Astronomia no Ensino Fundamental
- O papel da monitoria de musculoesquelética I Como agente facilitador do processo ensino-aprendizagem
- O papel do professor supervisor na formação inicial do licenciando em Química
- O papel do programa de educação tutorial na melhoria dos cursos de graduação: um relato de experiência do grupo PET-Farmácia/UFPR
- O PARFOR e a formação continuada em Educação Musical para professores não-especialistas em Música: um estudo de caso
- O trabalho com a Língua Portuguesa como uma proposta de reflexão acerca de suas variedades e dimensões ideológicas
- O uso da rede social como ferramenta de interação professor-aluno em uma disciplina da graduação em Enfermagem.
- O uso de coleções de mapas e fotografias para o ensino da Urbanização em sala de aula
- O uso do estudo de caso e mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem
- Oficina de Cirurgia: Técnicas de Biópsia em Língua de Boi
- Oficina de História de Brasil para estrangeiros do PET-História: relato de uma experiência
- Oficina de Patrimônio oferecida pelo PET- História em 2013
- Oficina de Protótipos
- Oficina didática, uma experiência de integração na formação do professor
- Oficina didática: uma experiência de integração na formação do professor
- Oficina para confecção de planos de aula em Meio Ambiente e Sociedade
- Os textos clássicos da Filosofia no Ensino Médio: A Oficina de Tradução de Alemão do PIBID UFPR no ensino de Filosofia
- Participação do PET Elétrica na organização da semana acadêmica, semana do calouro e feira de cursos e profissões
- Parâmetros curriculares nacionais: o professor e os gêneros discursivos
- PET Educação Física UFPR: interdisciplinaridade em formação
- PET Internacional
- Pet nas Escolas
- PIBID Educação Física: Gênero e sexualidade na escola
- PIBID: o Laboratório de Ensino da Matemática
- Planejamento e implementação de atividades lúdicas no CEI Pipa Encantanda do HC da UFPR: atividade de investigação matemática na Educação Infantil
- Plantas Medicinais x Feira de Ciência
- Praticando Ciências na Escola
- Produção de vídeo didático sobre o tema células eucarióticas e procarióticas utilizando o organismo Paramecium sp
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
- Projeto de aprendizagem: oportunidade de novos conhecimentos
- Projeto de interdiciplinaridade tendo o estudo de caso na Barra do Saí – Guaratuba/PR como foco
- Projeto Licenciar: a escola e os espaços lúdicos
- Projeto Licenciar: escritas numéricas na Educação Infantil
- Projeto PIBID Interdisciplinar Pedagogia e Matemática: conexões possíveis
- Projeto sem fronteiras: ações pedagógicas na Educação Física para idosos
- Prática e teoria na Engenharia Elétrica.
- Raciocínio Lógico e Argumentação no Ensino Fundamental
- Recepção aos calouros
- Refletindo sobre as oficinas de Interações Culturais e Humanísticas da UFPR Litoral
- Relação entre Esporte e Saúde
- Representação do espaço geográfico: a utilização de maquetes no Ensino de Geografia
- Revalência de lesões em atletas da Seleção Brasileira de Taekwondo
- Seminários Online
- Tabela periódica: uma abordagem histórica através de recursos audiovisuais e computacionais
- Teatro: uma privilegiada experiência formativa
- Temas transversas nas escolas rurais públicas de Morretes-PR
- Um Minuto para Fazer Ciência
- Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de conceitos na aprendizagem da Elétrica
- Uma proposta para o ensino do Sistema Respiratório
- Vivências em educação popular e estética freireanas a partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão
- Voluntariado acadêmico em Fisioterapia Aquática: construção teórico-prática no processo educacional educacional e científico