As hipóteses de Krashen: influências e possíveis aplicações no ensino de espanhol como língua estrangeira

Autor(es): Thays Camila Voluz

Professor(es) orientador(es) do projeto: Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Letras - Espanhol ou Português com Espanhol (M)


RESUMO

Pretende-se, na presente comunicação, apresentar a teoria do linguista Stephen Krashen, elaborada em 1985, a respeito da aquisição de línguas estrangeiras, descrevendo as cinco hipóteses que a sustentam: a distinção entre Aquisição e Aprendizagem, a hipótese da Ordem Natural, hipótese do Insumo (input), hipótese do Monitor e hipótese do Filtro Afetivo dando ênfase à teoria do Filtro Afetivo, definido como "bloqueio mental que impede os aprendizes da plena utilização do input compreensível que recebem para a aquisição da linguagem" (Krashen 1985) e apresentando alguns outros teóricos que contribuíram com o estudo dos fatores afetivos e seu papel na aprendizagem de línguas estrangeiras. Em seguida, tem-se como objetivo fazer uma análise buscando possíveis aplicações no ensino de espanhol como língua estrangeira, por meio de uma relação que inclua as experiências vividas durante dois anos de acompanhamento e trabalho de duas escolas públicas da cidade de Curitiba, Paraná com o projeto de espanhol do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID – UFPR, pensando o papel do professor bem como dos alunos na interação em sala de aula. Serão utilizados, para isso, documentos como as Diretrizes Curriculares da Educação Básica e os Parâmetros Curriculares Nacionais, estudados e discutidos com o projeto PIBID – Espanhol, da Universidade Federal do Paraná, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra. Tem-se como objetivo final a eleição de questões importantes para uma relação professor-aluno em sala de aula que inclua o que foi proposto por Stephen Krashen, buscando, com isso, a aplicabilidade das teorias estudadas e também uma posição crítica frente a elas, considerando a realidade acompanhada pelo Projeto, unindo, com isso, teoria e prática.

Palavras-chave: Krashen, Espanhol como língua estrangeira, Filtro afetivo