Alfabetização e contextualização cartográficas: apoio à utilização popular das geotecnologias
enaf/pibid_33.html
Autor(es): Ana Caroline Sanches de Angelo; Eloah Caroline Pereira Vargas
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Geografia (M)
RESUMO
O Projeto PIBID Geografia 2011 busca a aproximação dos alunos ao contexto tecnológico e digital, onde as práticas docentes envolvem cada vez mais a uso das Geotecnologias. Considerando que para a compreensão dos produtos das Geotecnologias e a apropriação de seus recursos dependem da compreensão e dominação da linguagem cartográfica, e reconhecendo que são antigos os problemas na relação dos alunos e sua assimilação de conteúdos como a interpretação desta linguagem, elaboramos neste ano uma oficina de Cartografia com os alunos do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo para trabalhar atividades que dêem mais subsídios ao processo de alfabetização cartográfica. Buscamos criar um embasamento prático e crítico desta linguagem nos alunos para possibilitá-los compreender as Geotecnologias e seus produtos. Para a oficina elaboramos atividades que quebram com a limitação da perspectiva tradicional da Educação Brasileira atual propondo atividades de caráter mais prático e lúdico onde nos posicionamos como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem do aluno mesclando diversas experiências e aperfeiçoando-as à aplicação de atividades que contemplem a subjetividade de cada aluno e a relação espaço-homem como uma relação cotidiana e não isolada da realidade. Desenvolvemos um cronograma de atividades que permitem a associação entre fenômenos do cotidiano e suas respectivas localizações espaciais. A ordem das atividades respeita uma lógica escalar (da Escola ao Mundo) para aproximar os alunos desta noção e compreenderem a dimensão do contexto dos espaços onde transitam. Utilizamos objetos, músicas, vídeos e fotos, e pretendemos realizar saídas de campo a fim de os alunos perceberem certos espaços, que muitas vezes eles vêem nos livros, mas que não conhecem. Até então, as atividades realizadas nos mostraram resultados positivos. Além de contribuir para nosso senso crítico quanto ao nosso planejamento, percebemos uma evolução clara em relação aos conhecimentos da linguagem cartográfica dos alunos. Eles elaboraram seus próprios mapas da escola e mapearam seus bairros demonstrando curiosidade, dúvidas e interesses incentivando o andamento da oficina e o crescimento pessoal dos presentes. Referencial Teórico: ALMEIDA, L.C., CHAVES, A.P.N., LOCH, R.E.N.Iniciando a alfabetização cartográfica. UFSC. Florianópolis: 2005. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica, Cartografia escolar, Novas metodologias