Intervenção científica na escola: uma experiência sociológica

Autor(es): Deise Santos Ladentim; Fabiane Helene Valmore

Professor(es) orientador(es) do projeto: Alexandro Dantas Trindade

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Ciências Sociais (M)


RESUMO

Este trabalho resulta de uma atividade que está sendo desenvolvida, no Colégio Estadual Pedro Macedo em Curitiba, por bolsistas do PIBID Sociologia UFPR, sob a coordenação do Professor Alexandro Dantas Trindade. Estão participando alunos do 1º, 2º e 4º anos do Ensino Médio, sob a supervisão da professora de Sociologia Cristiane Bogo. A inserção destes bolsis tas em uma das atividades do PIBID-Projeto "Caixa Didática: Política Brasileira" e a possibilidade de exposição de trabalhos científicos por alunos da Educação Básica do Paraná no Ficiências, evento cientifico-cultural, promovido pelo Parque Tecnológico de Itaipu, a realizar-se em novembro de 2013, originou este trabalho. A metodologia adotada iniciou-se com a proposição de temas que pudessem ser discutidos a partir dos conceitos de sociologia política, tais como: juventude, criminalidade, governos repressivos. A partir dos interesses e disponibilidades dos alunos, formaram-se três equipes com os temas: Ditadura e Futebol Brasil e Argentina; Maioridade Penal e também, Juventude e Movimentos Sociais. Assim, sugerimos e discutimos o Edital do Ficiências, a bibliografia, documentários e a elaboração de questionários e entrevistas a serem aplicados pelos alunos junto aos seus colegas. Estas atividades estão sendo desenvolvidas no horário da aula de Sociologia, juntamente com a professora. Trabalhos de campo também estão sendo realizados, tais como a participação voluntária de alguns alunos nas manifestações sociais que estão ocorrendo no Brasil. Concluído o trabalho, pretende-se apresentá-lo na semana cultural do colégio citado e na UFPR, como momento de aproximação escola/universidade. O objetivo principal dessa atividade é refletir a prática docente a partir da elaboração e apresentação de trabalhos científicos pelos alunos, problematizando as possibilidades e dificuldades desta prática, historicamente nada arraigada, que é o pensar e viver a ciência, já na Educação Básica pública brasileira. Além disto, outro propósito deste trabalho é a inserção dos resultados desta experiência na caixa-didática já referida para socialização junto a outros colégios. Como resultados já alcançados têm-se o despertar para a pesquisa e o uso de novas ferramentas de estudo pelos alunos, como também a participação e interesse pelo cenário político atual. O referencial teórico proposto foi: A Invenção do Presente de Alberto Melucci, Os jovens de Curitiba: esperanças e desencantos coordenado por Ana Luisa Sallas e O caneco é nosso: Futebol, política e imprensa entre 1969 e 1970 de Ernesto Marczal.

Palavras-chave: Ditaduras, Maioridade penal, Juventude