Monitoria na disciplina "Fundamentos do lazer": ensino e aprendizagem compartilhados
enaf/monitoria_13.html
Autor(es): Joyce de Paula Pereira dos Santos; Karoline Rocha Pombo Pinto Brotto; Talita Stresser de Assis; Zenilda Nunes Pires Conssani
Professor(es) orientador(es) do projeto: Simone Rechia
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
RESUMO
A disciplina de Fundamentos do Lazer está na grade curricular do curso de Educação Física da UFPR e oferece aos alunos reflexões teóricas e práticas pedagógicas vinculadas às práticas corporais como possibilidades educacionais. O principal objetivo é a educação para e pelo lazer, este entendido como um direito social. O projeto de Monitoria da disciplina Fundamentos do Lazer da graduação em Educação Física busca proporcionar ao aluno monitor a participação nas discussões em sala de aula sobre as principais correntes teóricas e tendências histórico-culturais do fenômeno lazer e suas manifestações na sociedade contemporânea, assim como possibilitar uma aproximação com o campo de intervenção profissional oportunizando ao aluno monitor experiências relativas à docência. Um dos maiores objetivos é tornar o aprendizado mais atrativo, a partir de diferentes estratégias metodológicas. Para tanto, utiliza-se recursos que possibilitem aulas mais dinâmicas com vivências práticas, palestras realizadas por convidados de vários campos da Educação Física, festivais culturais, festas temáticas, produção de cadernos pedagógicos, entre outras ações, as quais auxiliam a tornar o aprendizado mais efetivo e eficiente, deixando de utilizar apenas a usual aula teórica que, isolada, não contribui para uma formação acadêmica completa. Dessa maneira, busca-se a participação direta dos alunos em debates coletivos a partir da prática empírica, pois a relação entre teoria e prática é essencial para a qualidade da formação dos acadêmicos e futuros profissionais da Educação Física, que assim, aprenderão a "construir" e a dialogar em conjunto, reformulando suas ideias em busca de um ensino inovador. Além de participar dessas dinâmicas nesse semestre, as alunas monitoras da disciplina, também colaboraram na elaboração e/ou reformulação do planejamento das aulas, na elaboração de provas, nas discussões sobre eventuais problemas relacionados às turmas e organizações necessárias. As monitoras envolvidas têm a oportunidade de participar do grupo PET Educação Física a partir de temas relacionados à docência, como o estudo e discussão de livros e construção de material didático para professores do ensino básico. Outro ponto importante é que o aluno monitor ajuda na mediação entre aluno-professor dentro e fora de sala de aula, contribuindo e facilitando o processo de ensino-aprendizagem dos demais colegas. Percebe-se, então, que essa mediação possibilita a reestruturação de conteúdos, estratégias metodológicas e avaliações durante o processo.
Palavras-chave: Lazer, Formação, Docência