Clube de Ciências: possibilidades para o ensino de ciências em espaços não formais.(PIBID – CIÊNCIAS)

Autor(es): Ana Maria Franco; Evelaine Zagui Alves; Leilany Pereira Pires; Madriani Venson de Souza; Michelle Mendes

Professor(es) orientador(es) do projeto: RODRIGO ARANTES REIS

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Este trabalho refere-se ao relato de experiência ocorrido no Clube de Ciências realizado no Colégio Estadual Joaquim da Silva Mafra situado em Guaratuba, Litoral do Paraná. O desenvolvimento deste projeto está vinculado ao Programa Institucional LabMóvel (Laboratório Móvel de Iniciação Científica), da UFPR Setor Litoral. O Clube que tem como objetivo propiciar a educação, a difusão, a popularização e a desmistificação das ciências, além de oportunizar aos estudantes novos espaços de aprendizagem que diferenciasse da sala de aula. O projeto atua na escola aproximadamente há dois anos, com estudantes do ensino fundamental em período de contra-turno. Neste ano o Projeto desenvolve atividades atreladas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia "Ciência, Esporte e Saúde" – com o intuito de desenvolver trabalhos para serem apresentados na Feira de Ciências do Litoral do Paraná. Esta feira ocorre anualmente na Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, com a participação das escolas estaduais da região litorânea. Para tanto, o tema desenvolvido no projeto do clube é ligado ao uso excessivo e as consequências de anabolizantes esteroides para o desenvolvimento da massa muscular, principalmente nas academias de lutas marciais. Desta maneira as atividades foram desenvolvidas na escola com saídas de campo às academias, ginásios de esportes e também à biblioteca da universidade para ampliar as possibilidades de pesquisa. Decorrente deste trabalho há possibilidade de elaboração de um blog com o intuito de publicar e oportunizar os conteúdos aprendidos durante todo este processo. Esta busca no desenvolvimento dos trabalhos em espaços não formais de ensino possibilita uma maior liberdade na construção dos projetos, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de argumentação, além de uma postura crítica e investigativa diante dos temas propostos. Projeto financiado com recursos do Programa PIBID/CAPES.

Palavras-chave: Ensino em espaços não formais, Clube de Ciências, Escola Pública