As falas de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física (PIBID/CAPES-UFPR) sobre o que ser docente na Educação Infantil

Autor(es): Jonatan Fortunato

Professor(es) orientador(es) do projeto: Marynelma Camargo Garanhani

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)


RESUMO

O projeto Educamovimento: saberes e práticas na Educação Infantil, coordenado pela professora Dr. Marynelma Camargo Garanhani (UFPR) e pela Ms. Lorena de Fátima Nadolny (SME/ Curitiba), tem por finalidade proporcionar aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Paraná o reconhecimento do papel do professor da Educação Física na Educação Infantil, através de atividades desenvolvidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba.O trabalho foi iniciado com observação dos acadêmicos nos CMEIs Campo alto e Olga Benário Prestes durante dois meses, para a identificação das características do ambiente e os comportamentos das crianças e dos professores/educadores. Após esse período cada acadêmico propôs um plano de trabalho e um tema para a realização de práticas de movimento, levando em conta a indicação dos eixos de trabalho do Caderno de Movimento da cidade de Curitiba, são eles: a Autonomia e identidade corporal, Socialização e Ampliação do conhecimento das praticas corporais.O resultado do trabalho vem sendo satisfatório, apesar de obstáculos queprecisam ser superados e os quais compõem o processo de formação. A satisfação pode ser identificada na realização de um exercício com os acadêmicos sobre a construção da frase "ser professor de Educação Física na Educação Infantil é...". Segundo GARANHANI (2010), ser professor da educação infantil "é conhecer e compreender qual criança está sob sua responsabilidade pedagógica, qual é o contexto sociocultural em que essa criança está inserida e, consequentemente, ter clareza na seleção e justificativa de saberes que configuram sua prática docente para essa criança".Com base nestas considerações o estudo mostrarácomo os acadêmicos estão compreendendo suas vivências como docente de Educação Física na Educação Infantil.

Palavras-chave: Educação infantil, Educação Física, Educamovimento