Acompanhamento de disciplinas - ADD
enaf/pet_5.html
Autor(es): Adriano de Castro Benatto Paul
Professor(es) orientador(es) do projeto: ALESSANDRO ZIMMER
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT)
RESUMO
O Acompanhamento de Disciplinas (ADD) visa, em primeira instância, melhorar o desempenho dos alunos nos períodos iniciais do curso (do segundo ao quinto período), nas disciplinas obrigatórias do Departamento de Engenharia Elétrica. Acompanhamos o desempenho destas turmas a partir do resultado das provas e oferecemos apoio aos monitores destas disciplinas. Para as disciplinas que não constam com o auxílio de monitoria, procuramos entre os alunos mais avançados do curso aqueles com excelente desempenho acadêmico, e em caráter voluntário, estes alunos disponibilizam-se como monitores, organizando revisões periódicas com os alunos. O trabalho voluntário garante a este aluno o certificado de horas formativas em que ele esteve envolvido - pela Coordenação do Curso - e o desempenho dos alunos que participaram destas revisões pode então ser comparado ao dos demais, fornecendo dados estatísticos da efetividade deste trabalho. Neste semestre (2013/1º), este projeto incluiu 20 disciplinas do curso diurno, onde serão relacionados os seguintes dados: número de alunos matriculados no início e término do semestre letivo, monitor da disciplina, professor responsável e data das avaliações. A partir desses, podemos inferir o índice de desistência no decorrer do semestre, média geral por avaliação com seu respectivo desvio padrão, índice de aprovação, média dos grupos assistidos por monitor ou veterano do curso, média relativa entre alunos assistidos com a dos demais. Em conjunto com o Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAEL), os dados são consolidados com a respectiva avaliação de cada um dos professores das disciplinas. Em poucos semestres, com um banco de dados confiável do desempenho acadêmico médio dos alunos do curso, bem como dos professores do Departamento. De posse de todos os dados coletados, o intuito deste projeto é facilitar a inferência do Coordenador do Curso nas disciplinas ministradas, dando maior credibilidade às avaliações dos professores (realizada pelos alunos, ao final do semestre letivo), ao trabalho dos monitores bolsistas e voluntários, e também direcionar as melhorias necessárias.
Palavras-chave: Monitoria voluntária, Acompanhamento periódico, Coleta de dados