Ciências Humanas e textos literários: relato de experiência
enaf/pibid_3.html
Autor(es): Barbara Tamilin; Bianca Kaizer de Oliveira; Luana Maria de Souza; Guilherme Koehler; Mariana Dutra Teixeira
Professor(es) orientador(es) do projeto: Rafael Ginane Bezerra
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Sociais (M)
RESUMO
Este Relato de Experiência apresenta um projeto piloto executado pelo PIBID Sociologia em parceria com o Colégio Estadual Leôncio Correia. Aproveitando a oportunidade de diálogo entre universidade e educação básica possibilitada pelo programa, o projeto trabalhou com o objetivo de discutir temáticas das Ciências Humanas, tal como previstas nas Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino Médio, através da leitura de textos literários. Contando com a orientação da Professora Delvir Berta Pitz, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa / Literatura, foi escolhida a obra O santo e a porca, de Ariano Suassuna, como ponto de partida para a discussão dos temas "cultura popular", "carnavalização" e "cordialidade". Foram providenciados exemplares dessa obra para que todos os alunos de uma turma de 1.º ano do Ensino Médio realizassem a leitura coletiva em sala de aula. Partiu-se do pressuposto sustentado por Daniel Pennac (2010) de que o verbo ler não é compatível com o imperativo. Dito de outra forma, o estímulo à leitura pressupõe o convite e o convencimento, não a obrigação. Durante três aulas o texto foi lido na íntegra pelos alunos. Em seguida, os bolsistas do PIBIDSociologia realizaram atividades dirigidas com os alunos. A primeira dessas atividades consistiu numa comparação entre as obras de Plauto e de Ariano Suassuna. Com essa comparação objetivou-se destacar as estratégias utilizadas pelo escritor nordestino para tratar com graça e leveza um tema universal: a avareza. Fazendo isso, a atividade problematizou características como o uso do quiproquó, dos ditados populares e a criação de situações que, no sentido proposto por Mikhail Bakthin (2003), carnavalizam as relações sociais. A segunda atividade propôs uma relação entre o quiproquó, os ditados populares e a carnavalização como elementos que contribuem para caracterizar aquilo que denominamos de cultura popular. Finalmente, a terceira atividade remeteu essa discussão sobre a cultura popular a discussões clássicas derivadas do pensamento social brasileiro a respeito da identidade nacional, particularmente ao diagnóstico elaborado por Sérgio Buarque de Holanda (2001) a respeito da "cordialidade" do brasileiro. Em termos de resultados, o projeto resultou no estímulo à leitura que foi verificado e mensurado através da participação maciça dos alunos. Todos acabaram lendo a obra mais de uma vez ao longo das atividades. Da mesma forma, o projeto comprovou a pertinência de se usar um texto literário como ponto de partida para o trabalho com os temas das Ciências Humanas.
Palavras-chave: Leitura, Interdisciplinaridade, Humanidades