Prática e teoria na Engenharia Elétrica.
enaf/monitoria_7.html
Autor(es): Priscila Alves dos Santos
Professor(es) orientador(es) do projeto: James Alexandre Baraniuk
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT)
RESUMO
Há uma crescente preocupação com a qualificação profissional dos estudantes de diversas áreas da engenharia, muitos alunos tem o domínio sobre as teorias, porém o mercado exige a prática do conhecimento adquirido em sala de aula. É através dessa grande demanda e com o intuito de sanar esta lacuna que a matéria de Laboratório de Engenharia Elétrica V, demonstra práticas de eletrônica e eletrotécnica. A disciplina divide-se em três etapas: eletrônica, luminotécnica e eletrotécnica. Na etapa de eletrônica os alunos aprendem o processo de montagem de placas de circuito impresso incluindo o projeto da placa em aplicativo e a montagem e soldagem de um circuito eletrônico envolvendo sensores. Na etapa de luminotécnica é abordado o uso de simuladores de projetos de iluminação, em que o estudante deve simular a iluminação de um ambiente real segundo os critérios estabelecidos pelas normas da ABNT. Na etapa de eletrotécnica os alunos realizam experimentos práticos no laboratório de acionamentos elétricos, incluindo montagens básicas de interruptores e lâmpadas, montagens intermediárias envolvendo contatores, temporizadores, fotocélulas e partidas de motores. Nos experimentos avançados de eletrotécnica são realizadas montagens com os controladores lógicos programáveis (CLP). Nesta disciplina a disponibilidade de uma monitora permitiu a oferta de um novo método de ensino em que os estudantes devem realizar três atividades: (1) realizar o projeto do experimento; (2) simular o experimento em aplicativos disponíveis no laboratório; e (3) realizar a montagem do experimento em laboratório em equipes de até dois estudantes. A utilização de simuladores e a verificação dos experimentos em montagens práticas vêm permitindo a realização de experimentos desafiadores e motivadores para os estudantes. Neste processo, a atividade da monitora da disciplina mostra-se essencial ao oferecer assistência aos estudantes no uso dos aplicativos, bem como auxiliar a realização dos experimentos em sala em equipes pequenas de até dois estudantes. Os alunos apresentam interesse na aplicação levando em conta a grande aplicação desse conhecimento na indústria.
Palavras-chave: Indústria, Prática, Teoria