A Monitoria de Metodologia da Pesquisa em Enfermagem ilustrando e a importância das etapas da pesquisa científica.

Autor(es): Alice Costa Silva; Luciana Schleder Gonçalves; Suziane Mello Koslinski

Professor(es) orientador(es) do projeto: Carmen Elizabeth Kalinowski

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Enfermagem (MT)


RESUMO

Objetivo: A monitoria da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Enfermagem tem como objetivo coadjuvar no aprendizado dos acadêmicos e contribuir com o processo de iniciação à docência dos alunos-monitores, a partir da pratica de orientação no desenvolvimento de um ensaio de projeto de pesquisa, que é realizado em grupo, com temas voltados à área de saúde; desenvolvendo material de apoio aos estudos dos acadêmicos e às aulas dos docentes, na leitura/avaliação das atividades desempenhadas no semestre. Para Haag, et all (2007) amonitoria "é um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em aula". Durante o desenvolvimento das atividades de monitoria, observamos que a maioria dos graduandos apresenta carência no aprendizado, descontentamento e desânimo com a disciplina. Assim chegamos à necessidade de uma metodologia para ilustrar a importância da Metodologia de Pesquisa na Enfermagem. Metodologia: Para ilustrar de forma lúdica, desenvolvemos e aplicamos um quebra-cabeças, qual dentro de cada peça contém as etapas necessárias para construção de uma pesquisa científica. Sendo este um jogo que consiste em combinar peças embaralhadas para formar um todo e decifrar um problema que lhe é proposto, tivemos o intuito de mostrar necessidade de organizar e ligar corretamente cada peça (etapa) da pesquisa e na ausência de qualquer uma das peças (etapas) a pesquisa não terá forma e, portanto, não será concluída. Reflexão: Para o aluno-monitor há o aperfeiçoamento do conhecimento teórico a partir da necessidade de se dominar o assunto que será trabalhado e a descoberta de novas metodologias para o entendimento de uma disciplina julgada complexa e cansativa, a qual não desperta maiores interesses na grande maioria dos alunos. A partir do contato com os graduandos pode se traduzir aos docentes as dificuldades enfrentadas, para serem pensadas e trabalhadas as soluções. Referencial teórico: HAAG, Guadalupe Scarparo et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Rev. bras. enferm. [online]. 2008, vol.61, n.2, pp. 215-220.

Palavras-chave: Monitor, Metodologia da Pesquisa, Enfermagem