Expedições geográficas: o olhar além da sala de aula

Autor(es): Andréia Alves de Oliveira; Augusto Schritke de Jesus; Cyntia Thais da Silva; Daniela Paula Faria; Lucas Henrique Padilha de Oliveira

Professor(es) orientador(es) do projeto: Elaine de Cacia de Lima Frick

Atividades formativas: Programa Licenciar

Curso: Geografia (M)


RESUMO

A Geografia por estudar o espaço geográfico, suas transformações e as relações do homem com a natureza necessita da realização de aulas de campo para confrontar a teoria com a prática, possibilitando ao aluno vivenciar o espaço percebendo as relações existentes nele e passando a compreender que a Geografia vai além da sala de aula e está presente em seu cotidiano. Conforme ressaltam Carvalho (1941), Ruellan (1944) e Silva (2000), a experiência em campo é indispensável para o conhecimento da realidade, mesmo com todo aparato tecnológico da atualidade que tem facilitado a aquisição de informações sobre uma área. Os objetivos do projeto Expedições Geográficas, do Programa Licenciar são: estimular a prática das aulas de campo em colégios públicos visando à diversificação no ensino da Geografia, capacitar os acadêmicos bolsistas/voluntários do projeto para atender grupos de professores e estudantes em atividades de campo, consolidar um grupo de estudos sobre a importância da aula de campo para a Geografia, fazer a relação entre atividade de campo e a área instrumental com o uso do GPS para demarcar trilhas percorridas em diferentes altitudes para observações e explanações em sala de aula, proporcionar ao acadêmico bolsista/voluntário a iniciação à docência através das aulas teóricas e práticas realizadas e proporcionar noções básicas de educação ambiental a todos os envolvidos. A metodologia utilizada envolve: pesquisa e grupos de estudo sobre a importância das aulas em campo para o ensino da Geografia; contato com os colégios e planejamento do conteúdo lecionado; aula pré-campo com o objetivo de trabalhar conceitos, explicar o roteiro da aula de campo e como proceder durante a expedição; atividades em campo (expedições) para observação e vivência do espaço; aula pós-campo com discussões sobre os dados e fotografias adquiridas, além da verificação da eficácia da atividade por meio de mapa mental e aplicação de questionário aos participantes.Até o momento foram realizadas duas expedições com o Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, com visitas ao Morro Anhangava em Quatro Barras/PR com alunos do 9° ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio. Percebeu-se interesse dos estudantes na participação das atividades, que para muitos foi o primeiro contato com um ambiente externo a sala de aula que neste caso ocorreu na Serra do Mar, região que possui várias características geográficas distintas do seu cotidiano. A percepção geográfica desse espaço somente foi possível por se tratar de atividade prática que permitiu um olhar além da sala de aula.

Palavras-chave: Geografia, Aulas em campo, Educação