A produção audiovisual para o ensino de Ciências e Biologia no âmbito do Pibid

Autor(es): Marina Rosa Stec dos Santos; Regiane Stafim da Cunha

Professor(es) orientador(es) do projeto: Odisséa Boaventura de Oliveira

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Ciências Biológicas (M)


RESUMO

Algumas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem podem ser superadas com a utilização de vídeos como estratégia didática na sala de aula, como aponta Morán (1995). A produção audiovisual tem a capacidade de envolver a atenção dos estudantes, estimular suas imaginações e ilustrar os conteúdos apresentados, tornando-se um recurso interessante para a aprendizagem de conceitos abstratos. Para tanto, é preciso utilizá-los de forma adequada, por exemplo, promovendo discussões sobre o conhecimento apresentado nos vídeos, pois ao contrário do que geralmente se pensa, uma imagem não é autoexplicativa, ela exige uma leitura e o professor deve auxiliar o aluno nessa tarefa. Do mesmo modo, a história da ciência tem o potencial de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem, visto que ela pode auxiliar na compreensão dos conteúdos e no entendimento do funcionamento da ciência. Isto é defendido, dente outros autores, por Martins (2007) e Sequeira & Leite (1988), ressaltando a necessidade de envolver os conhecimentos produzidos por diferentes cientistas, as dificuldades enfrentadas e o contexto sócio-histórico-cultural de cada época. Dentro do Projeto Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de Biologia da UFPR, que objetiva buscar a interface entre as múltiplas linguagens e o ensino de ciências e biologia, foi possível aliar a produção audiovisual à história da ciência e assim desenvolver uma proposta para a sua utilização em sala de aula. O tema escolhido para a produção do vídeo foi a história da astronomia, cujo roteiro foi desenvolvido com base em textos históricos, buscando apresentar esse conteúdo de forma compreensível e agradável aos alunos. A proposta do vídeo foi apresentar um pouco da história de três importantes astrônomos (Nicolau Copérnico, Johannes Kepler e Galileu Galilei) e sua exibição foi realizada em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Dentre as dificuldades observadas, notaram-se problemas de infraestrutura e de indisciplina. Entretanto, verificou-se uma boa receptividade dos estudantes em relação ao vídeo. Também produzimos um vídeo que abordou temas sobre evolução, destinado às aulas no 3º ano do Ensino Médio a ser implementado no inicio do segundo semestre letivo.

Palavras-chave: Vídeo, Astronomia, Evolução