A elaboração de entrevistas como forma de compreender a realidade local: Estudo de caso Barra do Saí, Guaratuba, Paraná
enaf/pibid_42.html
Autor(es): Jaqueline Kovalechucki; Ricardo Anderson Aguiar Rossa; Ana Mara Dias Moreno
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Geografia (N)
RESUMO
Atualmente é necessário que o estudante conheça as características geográficas regionais e locais, sobre esta ótica a prática pedagógica realizada permitiu a compreensão dos aspectos físicos e sociais do litoral do Estado do Paraná, especificamente a localidade de Barra do Saí, pertencente ao município de Guaratuba. A prática pedagógica fez parte do projeto interdisciplinar que envolveu professores de Geografia e Biologia juntamente com estudantes do Ensino Médio do Col. Est. Flávio Ferreira da Luz, de Curitiba, com o objetivo de buscar alternativas para as aulas que muitas vezes são somente expositivas, assim a elaboração e aplicação das entrevistas com moradores da região da Barra do Saí se mostraram eficazes, pois os alunos conseguiram ver de forma pratica os conteúdos ensinados em sala, onde, os alunos envolvidos ficaram mais motivados, pois o processo de ensino aprendizagem ocorreu de maneira interativa, instigando os alunos a aprender e fazer novas descobertas (AQUINO JUNIOR, 2010). Esse trabalho foi desenvolvido com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, da CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil por bolsistas do subprojeto de Geografia 2011/ UFPR. A construção e aplicação das entrevistas se desenvolveram em quatro etapas, e procurou promover articulações entre as várias abordagens que se pode trabalhar em geografia, bem como, com outras disciplinas (BRAUN, 2005), a primeira etapa procurou abranger em aulas teóricas a importância de se escolher a melhor forma de representação dos dados obtidos em campo e como fazer a leitura de gráficos e mapas, a segunda etapa foi à elaboração de perguntas para compor os dois questionários socioeconômicos, sendo formulado um questionário aplicado aos moradores e outro aos comerciantes, ou seja, os alunos tiveram que elaborar questões visando entender os problemas que a população local enfrenta, abordando temas ambientais, econômicos, políticos, e também como se comportar ao se fazer uma entrevista, a terceira etapa foi a aula de campo para a aplicação das entrevistas junto a comunidade e comerciantes locais, e a ultima etapa foi a tabulação dos dados obtidos com as entrevistas, tendo como produto final gráficos construídos pelos alunos. No transcorrer das atividades, foi observado grande interesse por parte dos alunos, onde os mesmos se mostraram curiosos e participativos, desenvolvendo assim, cidadãos reflexivos e críticos de sua realidade.
Palavras-chave: Método Pedagógico, Entrevistas, Trabalho Interdisciplinar