Caixa Didática: relações de gênero e sexualidade

Autor(es): Marisa Cristina Rodrigues; Rosa Maria Ramos; Tabata Larissa Soldan

Professor(es) orientador(es) do projeto: Alexandro Dantas Trindade

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Ciências Sociais (M)


RESUMO

No primeiro semestre do ano de 2012, o Projeto PIBID/Sociologia da UFPR desenvolveu coletivamente – envolvendo bolsistas, supervisores, coordenadores e alunas da pós-graduação – uma caixa didática sobre relações de gênero e sexualidade. O material teve por objetivo principal auxiliar na prática docente, tendo como ponto de partida o diagnóstico de dificuldade de abordagem dessa temática que a pesquisa "A Sociologia no Ensino Médio Público e o Perfil dos Professores de Curitiba e Região Metropolitana" detectou. Além disso, uma rápida análise aos documentos oficiais que balizam a disciplina e aos materiais didáticos disponíveis evidenciarem a posição de marginalidade dada ao tema. A caixa didática é composta basicamente por exemplos de planos de aula, divididos em diferentes temas: Movimentos Sociais Feministas, Sexualidade e Gênero, Violência e Gênero e Corpo e Performance. Essa estrutura possibilita sua utilização de forma integral ou fracionada. O material foi apresentado no III Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina – CEPIAL – em forma de Curso Livre. E como uma das etapas na organização da Semana Cultural do Colégio Estadual Leôncio Correia, localizado em Curitiba. A principal atividade metodológica para o desenvolvimento da caixa didática concentrou-se na pesquisa, leitura e estudo de teorias de autoras(es) que abordam a temática de relações de gênero e sexualidade. A aula, por outro lado, fundamentou-se através de exposição, diálogo e discussão. Além disso, em uma segunda etapa, o mesmo grupo de alunos expôs no saguão da UFPR sua composição de pesquisa, constituída por materiais textuais, fotográficos e entrevistas. Entendemos que, desse modo, o PIBID/Sociologia/ UFPR acaba assumindo, mesmo que minimamente, uma posição mais dinâmica em relação à noção de detenção de conhecimento e, à medida que não apenas os universitários se inserem no espaço de socialização e aprendizagem dos alunos do ensino médio, acabamos também colaborando para tornar mais efetivo o diálogo entre o ensino superior e a educação básica.

Palavras-chave: Ensino de sociologia, Relações de gênero, Caixa didática