Experimentação problematizadora no ensino de Química através do PIBID: uma experiência no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva

Autor(es): Maycol Cidral de Oliveira

Professor(es) orientador(es) do projeto: Flávio Massao Matsumoto

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química - Licenciatura (N)


RESUMO

Têm-se defendido a importância da experimentação no Ensino de Ciências, porém tal ferramenta pedagógica precisa ser usada levando em conta uma aprendizagem significativa dos alunos, que ocorre a partir de vários fatores, como a problematização, conhecimentos prévios dos alunos como um ponto de partida, contextualização, extrapolação dos conhecimentos etc. Esses fatores auxiliam no rompimento da visão positivista de Ciência (Mesquita & Soares, 2009) e na melhora dos processos de reflexão crítica (Francisco Jr, 2008) . Como parte das atividades do PIBID/QUÍMICA/UFPR, elaboramos e aplicamos uma Unidade Didática tomando como base a experimentação problematizadora. Dentro dessa Unidade Didática, realizamos uma sequência de atividades em uma turma de terceiro ano no Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, localizado na região central de Curitiba, que visou abordar o tema octanagem da gasolina e conceitos químicos envolvidos, através de um texto sobre legislação de combustíveis e um experimento. O objetivo principal da atividade era levar os alunos a construírem um conhecimento escolar através de uma problemática cotidiana e ainda muito comentada nos meios de comunicação. Durante a aula os alunos leram um texto individualmente e de forma silenciosa, que descrevia tópicos da legislação sobre o teor de álcool na gasolina previsto por lei, além das consequências caso houvesse defasagem no teor alcoólico. Após o texto os alunos realizaram um experimento simples que consistia em misturar uma solução salina no combustível e aferir o volume final de gasolina que restou. Para a determinação de álcool em amostras de combustíveis, calcularam os teores alcoólicos. A partir dos dados obtidos pelos estudantes, realizamos uma atividade em grupos que consistiu em exposição dos dados de cada grupo e uma abordagem expositiva onde abrangeu conceitos químicos sobre a composição do álcool e gasolina, interações intermoleculares, polaridade e solubilidade. Ao final da atividade foi solicitado que cada grupo respondesse por meio de uma atividade descritiva se os valores encontrados estavam dentro do previsto pela lei e que prejuízos acarretaria se os valores estivessem fora do permitido por lei.

Palavras-chave: PIBID, Ensino de ciências, História da ciência