O papel da monitoria de musculoesquelética I Como agente facilitador do processo ensino-aprendizagem
enaf/monitoria_9.html
Autor(es): Alisson Eduardo Ferreira Machado; Natasha Krigsi Manoel Antônio
Professor(es) orientador(es) do projeto: Raciele Ivandra Guarda Korelo
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
RESUMO
Objetivo: A monitoria de Musculoesquelética I se constitui como uma atividade extracurricular não obrigatória ofertada para estudantes do 4° Semestre do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná e tem por objetivo propiciar condições favoráveis para o desenvolvimento das atividades teórico-práticas do módulo. Metodologia: Dessa maneira, a monitoria se desenvolve em sala de aula, em encontros semanais e nas vivências práticas (atendimentos de baixa complexidade). Os acadêmicos encontram espaço para praticarem a propedêutica das articulações da coluna, membros superiores e quadril através de dinâmicas em duplas, tratamento fisioterapêutico das articulações da coluna, membros superiores e quadril através da resolução de estudos de casos e também espaços para resolução de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos solicitados durante o semestre letivo. Nas vivências práticas, os monitores auxiliam uma equipe multidisciplinar de 3 professoras na logística e execução dos atendimentos, que acontecem no Auditório da Rua da Cidadania do Distrito Sanitário do Boa Vista, Curitiba/PR. Ao término das atividades foi enviado via email aos estudantes questionário online para avaliação da monitoria. Resultados e/ou Reflexão: As atividades da monitoria estavam em consonância com as atividades do módulo, aplicando na prática o que era explicado em sala de aula. As dinâmicas de avaliação e intervenção fisioterapêutica buscaram introduzir o acadêmico na realidade clínica e prepará-los para a vivência de baixa complexidade. Por fim, 80% dos 34 acadêmicos matriculados no Módulo avaliaram a importância da monitoria como agente facilitador das atividades teóricas como: excelente (33%), boa (41%) e regular (22%). No que tange às atividades práticas: excelente (37%), boa (33%) e regular (26%). Referencial Teórico: O Programa de Monitoria se estabelece numa via de mão dupla, que consiste em direitos e deveres, do monitor e do acadêmico. Para o monitor ela é uma ferramenta a ser usada para criar estratégias e condições favoráveis de ensino e para os estudantes é um espaço opcional e não obrigatório com valor e potencial para suprir as defasagens acadêmicas.
Palavras-chave: Educação, Ensino, Fisioterapia