Escravidão e o pós-Abolição no Paraná: diagnóstico e perspectivas sobre ensino e aprendizagem

Autor(es): Denise Ribeiro Kuntz; Fabiano Arndt Araújo; Fabiano Stoiev; Filipe Steffen

Professor(es) orientador(es) do projeto: Joseli Mendonça

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: História (T)


RESUMO

Objetivos: Um dos objetivos do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é a produção de materiais de apoio a professores. O tema selecionado para a produção deste material foi "Escravidão e o pós-Abolição no Paraná". Para iniciar a confecção do material, a coordenação do PIBID-História considerou interessante realizar uma pesquisa diagnóstica com alunos e professores de escolas públicas de Curitiba. A pesquisa objetivava: investigar o conhecimento de alunos e professores sobre o tema; perceber as principais dificuldades envolvidas no seu processo de ensino-aprendizagem; bem como inferir formas de solução destas dificuldades, com as quais o PIBID-História pudesse cooperar. Metodologia: A pesquisa realizou-se em duas frentes: a primeira, com os alunos das duas escolas parceiras do projeto (C. E. Francisco Zardo e C. E. Bento Munhoz); a segunda, com professores de história que lecionam nestas escolas. Inicialmente, aplicamos duas pesquisas junto a alunos do Ensino Médio, uma de livre-associação, OUTRA com questões objetivas, explorando os conhecimentos que estes possuíam sobre escravidão e pós-Abolição no Brasil e no Paraná. Por fim, seguindo um roteiro pré-estabelecido, realizamos também entrevistas com três professoras de História. Resultados e reflexão: Junto aos alunos, pudemos observar que estes conhecem temas relacionados à escravidão e ao pós-Abolição no Brasil, mas que esse conhecimento não é proporcional no que tange ao Paraná. Observamos também que os principais meios pelos quais os alunos obtêm conhecimentos sobre a temática são o professor, a internet e os livros didáticos. Junto aos professores, as entrevistas apontaram que existe a valorização do tema, mas que ainda persistem problemas como: falhas na formação, carência de materiais e cursos, bem como a falta de comunicação entre a universidade e as escolas. Os resultados dessas intervenções proporcionaram observações e reflexões, que, acreditamos, podem colaborar não apenas para os objetivos do PIBID-História, mas para o ensino de História como um todo, especialmente no que tange à Escravidão e a pós-Abolição no Paraná. Referencial teórico: MATTOS, Hebe & RIOS, Ana Lugão. Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição. Niterói: Civilização Brasileira, 2005. SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. Vida material, vida econômica. Curitiba: SEED, 2001. WACHOWICZ, Ruy. História do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial do Paraná, 2002.

Palavras-chave: Escravidão, pós-Abolição, Ensino-aprendizagem