Oficina para confecção de planos de aula em Meio Ambiente e Sociedade
enaf/pibid_75.html
Autor(es): Caio Henrique de Almeida; Lays Gonçalves; Paulo Vitor da Silveira; Ramiro Gabriel Garcia
Professor(es) orientador(es) do projeto: Alexandro Dantas Trindade
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Sociais (M)
RESUMO
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma das atividades realizadas pela equipe do projeto PIBID de Sociologia da UFPR durante o IIIEncontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia realizado em FortalezaCE em 2013.Esta atividade, se trata de uma oficina para elaboração de planos de aula na temática de Meio ambiente e sociedade, teve como objetivo principal, proporcionar a seus participantes o contato com um dos temas levantados pela pesquisa do projeto Licenciar/Sociologia realizada no ano 2009/1010 "A Sociologia no Ensino Médio público e o perfil dos professores de Curitiba e região metropolitana", que constatou a carência de material didático e a dificuldade apresentada pelos professores em trabalhar a temática em questão.A oficina, em questão, foi idealizada e desenvolvida com o intuito de sanar as carências apresentadas na pesquisa, anteriormente citada, em relação ao tema Meio ambiente e sociedade. Essa oficina foi aplicada, em caráter experimental, em uma turma do terceiro ano do Colégio Estadual do Paraná pelos bolsistas do PIBID. Em um segundo momento, foram apresentados aos participantes quatro eixos temáticos que podem ser trabalhados dentro da temática (constituição do território nacional, usos da terra, relações sociais em decorrência da construção de um território e os distintos usos da terra e movimentos sociais), por fim foi realizada uma dinâmica em grupo, tentando aliar as temáticas apresentadas com a realidade de cada um, imaginando as possibilidades de aplicar uma aula sobre Meio Ambiente e Sociedade em vários contextos.A iniciativa demostrou-se produtiva e fértil, pois os participantes deram muitas contribuições para a discussão e ficaram bastante interessados em elaborar planos de aliando os eixos apresentados com as suas realidades locais, tornando estas realidades visíveis aos outros participantes, corroborando em certa medida para o amplo conhecimento de realidades territoriais distintas, discussão da temática proposta e compartilhamentos de metodologias de ensino.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Território, Movimentos Sociais