O lúdico com filmes atuais no ensino de Física e Astronomia no Ensino Fundamental
enaf/pibid_65.html
Autor(es): Newton Fraga; Rodrigo Madeira Fernandes da Silva; Jeremias Ferreira da Costa
Professor(es) orientador(es) do projeto: Lauro Luiz Samojeden
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Física (Licenciatura) (N)
RESUMO
Esse trabalho relata experiências adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira em Curitiba, com uma turma de sexto ano de ensino integral. Com o objetivo de mostrar a Astronomia de forma lúdica e através de filmes. Incialmente foi passado os três primeiros episódios da série Poeira das Estrelas em que o Físico Marcelo Glaser conta a história da astronomia de uma forma de fácil entendimento. O filme Wall-e da Disney Pixar, conta a história de um robô que "vive" junto com uma barata, sozinho no planeta Terra, num futuro em que as pessoas saíram do planeta para viver no espaço. Através dos vídeos foi elaborada uma série de discussões sobre alguns assuntos relevantes com relação a estes e um questionário pós-filmes foi aplicado para verificar a apropriação dos conceitos de astronomia. Por meio de uma abordagem realizada através de filmes e explorando o conceito da teoria de modelos mentais, concluiu-se que os estudantes apropriaram-se dos conceitos de forma lúdica e ilustrativa. Referências Bibliográficas: Bondía, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. [versão eletrônica], Revista Brasileira de Educação, 19(19), 20-28. 2002. Kupfer, M. C. Freud e a Educação. O mestre do Impossível. São Paulo: Editora Scipione. 1989. Moran, José Manuel. Leituras dos Meios de Comunicação. São Paulo, Ed. Pancast, 1993. Moran, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Moreira, M.A. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementaçãoem Sala de Aula. Brasília: Editora da UnB. 2006. Moreira, M.A. Teoria dos Modelos Mentais. In: Johnson Laird: Mental Models Investigações em Ensino de Ciências V1(3), pp.193-232, 1996.
Palavras-chave: Física, Astronomia, Ensino Integral