A inclusão do aluno com necessidades educacionais nas licenciaturas da UFPR
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Autor(es): Aquila Domingues; Nathália Cristina Barbosa da Silva; Tássia Bessa Lopes; Mariana Andreotti Dias
Professor(es) orientador(es) do projeto: Laura Ceretta Moreira
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Pedagogia (N)
RESUMO
A educação na perspectiva inclusiva no Brasil tem passado por diversas modificações, porém, nota-se que embora haja um número significativo de documentos e legislações referentes à inclusão, independente do nível ou modalidade de ensino, a realidade aponta para avanços e desafios que ainda precisam ser superados para que a inclusão dos alunos com NEEs no sistema educacional se efetive. Os dados do censo do MEC/INEP (2012) entre os anos de 2003 e 2011 demonstram uma grande evolução no número de matriculas de alunos no ensino superior, que apresentam NEEs, sobretudo, os que possuem alguma deficiência, visto que no ano de 2003, totalizava 5.078 e no ano de 2011, chegou a 23.250 alunos. Apesar de este número significar apenas 0,34% do total de matriculas aponta que houve um aumento, neste período, de 73,4% no total de alunos matriculados e que a universidade precisa estar atenta à inclusão desse alunado. Posto isso, o projeto "Necessidades Educacionais Especiais e o Processo de Ensino e Aprendizagem nos Cursos de Licenciatura da UFPR", iniciou suas atividades no ano de 2006 e seus objetivos ao longo desses anos tem sido acompanhar o processo de inclusão de alunos com NEEs que frequentam os cursos de licenciatura da UFPR, proporcionar aos alunos bolsistas do projeto- futuros professores- um espaço de ensino, pesquisa e extensão que colabore com sua formação acadêmica e cidadã. O projeto visa ainda, colaborar com o mapeamento anual do alunado com necessidades educacionais especiais dos cursos de licenciatura, acompanhar e colaborar com o processo de ensino aprendizagem dos mesmos e, por fim, organizar cursos, seminários que discutam a área das necessidades educacionais especiais e o processo de inclusão na universidade. Atualmente na UFPR dos 14 (quatorze) cursos de licenciatura da UFPR, 10 (dez) possuem alunos que apresentam necessidades educacionais especiais, totalizando 42 alunos, dentre as NEE, destaca-se deficiência visual total e parcial, deficiência físico-motora, surdez e transtornos na área da linguagem. Nas falas desse alunado é possível observar que os mesmos apresentam um bom desempenho acadêmico, não há nos últimos dois anos casos de evasão dessa demanda. Isto demonstra o quanto um processo de acompanhamento e de garantia dos apoios e recursos pedagógicos, comunicacionais e tecnológicos são fatores primordiais para sua inclusão na UFPR.
Palavras-chave: Inclusão, Universidade, Licenciatura