A utilização de um vídeo de divulgação científica como instrumento em sala de aula no Ensino Médio
enaf/pibid_56.html
Autor(es): Duanne Maciel Scremin
Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aparecida Aires
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Química (MT)
RESUMO
O uso da Divulgação Cientifica (DC) vem sendo almejado por diversos autores (Loguércio, Vieira, Kemper), se estabelecendo como um bom instrumento pedagógico no ensino fundamental, médio ou superior. Ela utiliza de processos e recursos técnicos para o auxilio na comunicação da informação científica e tecnológica ao público, como por exemplo, textos de DC, filmes, revistas, sites e qualquer outro meio de comunicação que possa de alguma forma divulgar a ciência. A divulgação em ciências, a cultura e a alfabetização científicas têm a sociedade como referente (Loguércio, Strack, Del Pino, 2009). Sendo assim, nesta Proposta Didática (PD) foi escolhido um episódio de seriado da rede FOX chamado "Bones" como forma de DC. A partir deste episodio, que contempla um conteúdo químico visto no ensino médio, as funções inorgânicas, foi elaborada uma PD objetivando conciliar conteúdos dados em sala de aula, com aplicações práticas dos mesmos a partir da DC. No episódio, chamado "Os ossos que Espumam", foram encontrados ossos espumando, resultado de uma reação dos ossos com um ácido fluorídrico, encontrado em limpador de pneus. Esse tema é comentado em todo o episódio, explicitando termos do que é um ácido, uma base, entre outras definições. A partir desse vídeo, uma aula sobre funções inorgânicas com ênfase em ácidos e bases, tema mais debatido durante o episódio. A PD foi composta de oito aulas, sendo elas as seguintes: aula 1: aplicação do questionário inicial(QI); aula 2: debate sobre divulgação científica; aula 3: introdução ao conteúdo sobre funções inorgânicas; aula 4: continuação de funções inorgânicas e segunda parte do conteúdo; aula 5: reprodução da primeira parte do vídeo escolhido; aula 6: continuação do vídeo escolhido; aula 7: análise do vídeo e explicação sobre os conceitos vistos e aula 8: aplicação do questionário final (QF). Por meio da utilização da divulgação cientifica, é possível a integração da sociedade com a comunidade cientifica, através de métodos tais como livros, filmes, seriados, artigos entre outros, que, quando apresentados de forma clara e sem jargões técnicos, fazem possível a alfabetização cientifica da sociedade.
Palavras-chave: Divulgação Científica, Filmes e Seriados, PIBID