Projeto sem fronteiras: ações pedagógicas na Educação Física para idosos

Autor(es): Carol Brito; Fernanda Bispo; Franciele dos Santos; Gabriela Magnésio; Kalil Sgaria, Marlene Lissa, Washington Cavalli

Professor(es) orientador(es) do projeto: Rosecler Vendruscolo

Atividades formativas: Programa Licenciar

Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)


RESUMO

O Projeto Sem Fronteiras tem como objetivo a formação teórica e prática dos acadêmicos de Educação Física por meio de estudos na área da velhice e envelhecimento e pela intervenção com práticas corporais e sociais junto à população idosa. As práticas que acontecem no projeto, por sua vez, visam proporcionar aos idosos a manutenção e melhora da qualidade de vida, buscando autonomia para as atividades da vida diária, integração social e atualização cultural. O Projeto Sem Fronteiras foi criado no ano de 1999 e pauta-se no princípio da educação permanente, acreditando que a necessidade de aprender é inerente ao processo de desenvolvimento, ou seja, o indivíduo aprende desde que nasce até sua morte. Atualmente conta com cerca de 150 idosos, residentes em Curitiba e Região Metropolitana, que participam de atividades como: alongamento, musculação, esportes adaptados, atividades cooperativas e recreativas, relaxamento, dança, ginástica aeróbica e localizada, festas e passeios. Os momentos de intervenção junto ao público-alvo acontecem no Departamento de Educação Física e no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná, às terças e quintas-feiras no horário das 9:00 as 11:00 e das 14:00 as 16:00, havendo também outros horários destinados às pesquisas e planejamento das atividades. Como resultado para os acadêmicos observa-se a melhora do conhecimento na área do envelhecimento através da vivência junto aos idosos, da troca de experiências (entre acadêmicos, idosos e professores orientadores) e dos estudos realizados com pesquisas e planejamento. Para os idosos, ocorrem melhoras de aspecto físico, social e cultural, observadas durante as intervenções e relatadas pelos próprios participantes, por meio de falas espontâneas e questionários respondidos todos os anos.

Palavras-chave: Formação pedagógica, Educação Física, Idosos