Abordagem alternativa no ensino de LE na escola pública

Autor(es): Adriana da Rosa; Gislaine Ortiz dos Santos; Tatiana Caniceiro Mileo

Professor(es) orientador(es) do projeto: Denise Akemi Hibarino

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)


RESUMO

"Este trabalho tem como propósito apresentar o projeto desenvolvido pelos alunos de graduação participantes do PIBID de Língua Inglesa a partir do segundo semestre de 2012, em parceria com o colégios Algacyr Munhoz Maeder, localizado no Bairro Alto, em Curitiba. Para tal, os licenciandos apresentarão projeto Caleidoscópio, ainda em andamento e com previsão de término em julho de 2014. As atividades com ênfase na integração das práticas de leitura, oralidade, escrita e compreensão oral a serem apresentadas foram desenvolvidas a partir dos pressupostos teóricos do pós-estruturalismo (JORDÃO, 2006); do letramento crítico (JORDÃO,2007; KALANTZIS, 2006), do pós-metódo (KUMARAVADIVELU, 2001), das discussões atuais do inglês como língua internacional (MCKAY, 2003; MODIANO, 2001) e , principalmente da abordagem alternativa idealizada por José Pacheco na Escola da Ponte (ALVES, R. 2012), (PACHECO, J./PACHECO, M. (2012)).A rotina das aulas busca trazer o ideal das teorias citadas, e para alcançá-lo os integrantes do PIBID, com o auxílio da professora supervisora, buscam trazer atividades que valorizem a autonomia, solidariedade, cooperatividade, democraticidade e individualidade dos alunos, assim como sua capacidade de reflexão sobre si mesmo e o outro. Elas envolvem trabalho em grupo e individual, avaliação constante de progresso e autoavaliação. O professor trabalha como um mediador de conflitos, trazendo em mente que o conflito pode ser visto como algo bom, e que pode gerar mudanças positivas. Ele atua também disponibilizando as mais variadas ferramentas de pesquisa e como um auxílio para que as preferências individuais dos alunos sejam asseguradas. Os resultados parciais mostram os aspectos positivos da parceria entre a universidade e a escola pública, como o engajamento da professorsa supervisora e licenciandos no preparo das aulas, a participação da comunidade escolar nos projetos, a interdisciplinariedade, assim como as novas percepções sobre o que significa ensinar e aprender inglês no contexto público. Além disso, o projeto revela também os olhares dos graduandos sobre sua própria formação, seus desconfortos, seus conflitos, suas negociações e mudanças de perspectiva sobre os papeis de alunos e professores no contexto escolar. Finalmente, o PIBID Inglês mostra a relevância do trabalho colaborativo entre a universidade e o ensino público, a constante relação entre teoria e prática e de que forma esta relação abre novos caminhos para a formação inicial dos professores de língua inglesa."

Palavras-chave: PIBID Inglês, Abordagem alternativa, Projeto Caleidoscópio