Temas transversas nas escolas rurais públicas de Morretes-PR

Autor(es): Mateus Araujo Bertone

Professor(es) orientador(es) do projeto: Jussara R. Araújo

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Tecnologia em Agroecologia ( )


RESUMO

O Projeto tem como objetivo introduzir o participante em salas de aulas da Educação Pública Básica aplicando Projetos de Aprendizagem com temas transversais. Neste ano os planos de aulas são realizados tendo em vista os temas: agroecologia na escola e letramento. A atividade de horta inicia com a criação da composteira onde a escola separa os restos de frutas e verduras que são o adubo orgânico. Construímos uma pequena horta na Escola Rural usando toras de eucaliptos que são encontradas na região, para demarcar o espaço a ser usado. Também são realizadas aulas com informações sobre alimentação local e sustentabilidade alimentar. Nas aulas de Letramento desenvolvemos planos de aulas com mapas e eventos históricos de Morretes. Fazemos pesquisa do material e levamos para salas de aulas para fazermos leituras coletivas. Através das leituras são levantadas as principais dificuldades de compreensão e interpretação dos textos. Em seguida fazemos foco nas dificuldades e abrimos para perguntas e discussões. Em seguida os alunos são levados a escrever pequenos textos. Observa-se a escrita, e as dificuldades lexicais encontradas. Na próxima etapa fazemos aulas com uma dinâmica de consulta no dicionário das palavras que tiveram dificuldade de escrever corretamente. O aluno é estimulado a compreender os diversos significados e sentidos que as palavras carregam e que existe uma norma padrão. Neste espaço buscamos também construir uma pequena biblioteca na sala com material básico sobre Morretes e fontes primárias como dicionários e enciclopédias. As atividades são desenvolvidas em mais de um encontro que são semanais e durante aproximadamente duas horas. Busca-se aplicar os conceitos de interatividade, comunicação e protagonismo nos planos de aulas. Esperamos com isto reforçar as aulas de alfabetização para não ficar apenas a cargo da disciplina Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Projetos de aprendizagem, Letramento, Horta