O uso do estudo de caso e mapa conceitual como ferramenta de aprendizagem
enaf/pibid_30.html
Autor(es): Anielly Koerich; Michelle Mendes
Professor(es) orientador(es) do projeto: RODRIGO ARANTES REIS
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)
RESUMO
Este trabalho é decorrente da atuação de bolsistas do programa PIBID nas escolas públicas do Litoral do Paraná. Neste período observou-se a importância de trabalhar os conteúdos de ciências no ensino fundamental II, atrelados e sistematizados aos problemas sociais. Esta pesquisa propõe o estudo de caso e mapas conceituais como ferramentas metodológicas com o objetivo de proporcionar aos estudantes estratégias de ensino diferenciadas em sala de aula, além de possibilitar a coleta dos dados qualitativos e quantitativos enquanto método de ensino. O Estudo de caso também favorece ao professor uma maior liberdade, como por exemplo, pode-se criar histórias da realidade do estudante incluindo os conteúdos, neste caso, do ensino de ciências, tornando essa relação mais significativa para o aluno. Durante a pesquisa verificou-se os desdobramentos da aplicação do estudo de caso como: a aceitação por parte dos estudantes, as possibilidades de conhecimento de temas que não estavam implícitos na proposta inicial além de respeitar os limites de cada aluno quanto à construção do conhecimento. No estudo de caso proposto englobam-se ainda mais duas ferramentas metodológicas: o mapa conceitual e o glossário, estes que auxiliam na sistematização do trabalho. A primeira é utilizada para auxiliar na sistematização de conteúdos, por ser uma representação gráfica, exige que seu criador reflita, crie, pense, análise, leia, busque informações relevantes nos textos, pois os conceitos precisam estar relacionados entre si e não simplesmente listados, de forma linear, como nos textos tradicionais. Esta pesquisa esta em andamento e constatou-se até então que o estudo de caso articulado com outras estratégias de ensino favorece uma maior compreensão dos conteúdos de ciências, e ainda pode revelar para o aluno que este conhecimento pode ser derivado de aspectos sociais, tornando essa aprendizagem significativa para o aluno.
Palavras-chave: Estudo de Caso, Mapa Conceitual, Estratégia de Ensino