Planejamento e implementação de atividades lúdicas no CEI Pipa Encantanda do HC da UFPR: atividade de investigação matemática na Educação Infantil
enaf/licenciar_5.html
Autor(es): Bruno Augusto Teilor; Emerson Butyn
Professor(es) orientador(es) do projeto: Tania Teresinha Bruns Zimer
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Matemática (Licenciatura) (N)
RESUMO
O objetivo deste projeto é o de elaborar atividades lúdicas para o ensino de matemática na Educação Infantil. Para tanto, são envolvidos alunos dos cursos de Pedagogia e de Matemática no movimento de estudo teórico para a fundamentação das ações didático-metodológicas e de criação das atividades implementadas junto a crianças da Educação Infantil. Como é um projeto que já está em desenvolvimento desde 2002, a cada ano são estabelecidas novas metas. Propõe-se, especificamente, para este trabalho, a apresentação das atividades pautadas na investigação matemática com o foco na educação infantil a partir da abordagem lúdica. Com este propósito, constatou-se haver poucas referências e/ou relatos de experiência em como desenvolver atividades desta natureza com a Educação Infantil. A maioria dos trabalhos relatam atividades desenvolvidas com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e ou Ensino Médio. Logo, essa parece se constituir em uma vertente de pesquisa a ser aprofundada. Para a elaboração das atividades foram feitos encontros entre acadêmicos do curso de Matemática e Pedagogia e crianças do Centro de Educação Infantil parceiro. Esses encontros foram realizados na brinquedoteca da Universidade Federal do Paraná. A sistemática de trabalho parte das atividades criadas e planejadas pelos acadêmicos com os conteúdos curriculares da educação infantil e dos resultados obtidos das atividades anteriores. No decorrer da aplicação das atividades foram feitos registros através de fotos e vídeos para análise e coleta de dados. Essa forma de trabalho permitiu conhecer o modo como as crianças compreendem certos conteúdos matemáticos, por exemplo, figuras planas e noções topológicas. Também, permitiu perceber as reações que as crianças apresentam frente a atividades em grupo visto esta ser um obstáculo social para esta faixa etária.
Palavras-chave: Educação Infantil, Investigação matemática, Ludicidade