Raciocínio Lógico e Argumentação no Ensino Fundamental

Autor(es): Denise Caroline Gomes da Silva; Fabio da Costa Rosa; Fernanda Machado; Greicy Kelly Rockenbach da Silva; Jânio de Jesus Cardoso

Professor(es) orientador(es) do projeto: Elisangela de Campos

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)


RESUMO

Nós alunos bolsistas do PIBID-Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência projeto Matemática, desenvolvemos entre outras atividades, um grupo de estudos sobre raciocínio lógico e argumentação. Esse tema surgiu por sempre nos depararmos com a afirmação de que a matemática contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Assim, o objetivo deste grupo é responder a seguinte questão: é possível desenvolver atividades na sala de aula que contribuam para o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo? Estudamos pesquisas da Educação Matemática sobre argumentação e prova no ensino de matemática, classificação do tipo de provas e demonstrações e investigação matemática de conceitos geométricos com uso de tecnologia. Entendemos através desses estudos que a dedução é um processo que se inicia na observação de regularidades, elaboração de uma conjectura e o encadeamento lógico de argumentos para a construção de uma demonstração formal. Não pretendemos que os alunos do ensino fundamental realizem demonstrações formais, como as que encontramos no ensino superior, mas entendemos que é necessário incluir na sala de aula atividades que levem os alunos a observar, generalizar, conjecturar e justificar, mesmo que informalmente, os resultados matemáticos obtidos, ou seja, desenvolver o pensamento matemático. Dessa forma a questão que pretendemos responder passa a ser: é possível desenvolver atividades na sala de aula que contribuam para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos? Para verificar se é possível desenvolver este tipo raciocínio, estamos utilizando a engenharia didática, que se caracteriza por algumas etapas: análise preliminar, análise a priori, desenvolvimento da seqüência didática e análise a posteriori, como metodologia de pesquisa. Atuando em uma sala de 8°ano do ensino fundamental, o grupo planejou uma seqüência didática de círculo e circunferência em que os alunos são estimulados a encontrar padrões e descobrir relações entre os elementos de círculo e circunferência, das posições relativas entre reta e circunferência, e posição relativa entre duas circunferências, tendo como auxílio tecnologias da TV-pendrive e do software GeoGebra. No momento, já iniciamos a aplicação, onde tivemos algumas dificuldades com o uso da sala de informática. Foi possível observar também que através dessas atividades é necessário uma nova postura tanto dos alunos como dos professores.

Palavras-chave: Raciocínio Lógico, Pensamento Matemático, Argumentação