Arborização com Árvores Nativas do Litoral

Autor(es): Adriana Eli de Carvalho e Souza; Marilene Lemony

Professor(es) orientador(es) do projeto: Luiz Everson da Silva

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Introdução: A proposta do nosso trabalho está amparada nas diretrizes do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e é realizado na Escola Paulo Freire no município de Pontal do Paraná, junto as turmas do 9º ano. O intuito foi agregar no ambiente escolar a implantação de árvores nativas da região e com isso resgatar a identidade local. Relacionar o meio ambiente da escola com o ensino de Ciências, enfatizando a importância do manejo com adubos orgânicos, tendo um pátio mais vivo, saudável e rico em situações de aprendizagem. Objetivo: Proporcionar aos alunos o conhecimento de árvores nativas do litoral, relacionando a importância do uso dos adubos orgânicos com o ensino de ciências junto aos professores, auxiliando nos conteúdos por meio de atividades desenvolvidas no decorrer do projeto. Metodologia: As mudas foram plantadas perto do calçamento, que permite uma integração harmoniosa entre os alunos e a paisagem. E o trabalho foi previamente elaborado em maquete para que intensifique a aprendizagem de planejamento (setores influências externas do local e zonas-planejamento de locais que precisam de mais atenção humana). Resultados e discussões: Através dessa metodologia se promoveu ações de Educação Ambiental e Desenvolvimento da Escola de forma consciente. Participação do grupo com habilidades, práticas participativas,sensitivas, pesquisas e experimentos. Troca de conhecimentos entre alunos, bolsistas e professores. Um processo que envolve a visualização dos alunos para a escola, a análise ambiental do pátio escolar, o planejamento coletivo das transformações e a sua implantação. Portanto, o pátio escolar pode ajudar na aprendizagem, melhorando a relação entre os estudantes e promovendo um ambiente mais equilibrado. Os valores e atitudes que representaram uma relação harmônica com os alunos e os elementos naturais presente na ciência viva.

Palavras-chave: Ciências, Árvores Nativas, Educação Ambiental