Refletindo sobre as oficinas de Interações Culturais e Humanísticas da UFPR Litoral

Autor(es): Katsue Matumoto

Professor(es) orientador(es) do projeto: Helena Midori Kashiwagi

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Tecnologia em Getão Imobiliária (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Na UFPR Litoral o projeto político pedagógico (PPP) possui uma proposta de educação pública e gratuita que busca contribuir para a formação de profissionais qualificados e cidadãos conscientes e atuantes. O PPP constitui-se de três eixos pedagógicos: Fundamentos Teóricos Práticos, os Projetos de Aprendizagem e as Interações Culturais e Humanísticas (ICH). Esse trabalho visa refletir a contribuição das oficinas de Interações Culturais e Humanísticas na formação do estudante. As ICHs são oficinas diversificadas, cujo objetivo principal é promover a interação entre turmas em fases diferentes dos cursos e cursos diferentes num mesmo espaço, com relevância nas produções coletivas, percepções e trocas de experiências, em um espaço de meditação e não somente lúdico. Essa pesquisa é de natureza qualitativa aonde se utilizou a abordagem fenomenológica para a compreensão da realidade. Buscou-se associar a percepção dos alunos sobre as oficinas das ICHs a realidade vivida de cada um. As oficinas de ICH ocorrem no período da manhã e da noite, com no máximo 40 vagas, os estudantes escolhem em qual oficina desejam se matricular. Nessa pesquisa foram entrevistados 30 alunos de diferentes oficinas do período noturno. Verificou-se nas primeiras análises que os estudantes possuem interpretações distintas sobre uma mesma oficina, devido ao mundo vivido de cada um, suas experiências e memórias construídas no decorrer da vida. Nessa perspectiva, para alguns as ICHs contribuem significativamente no processo de formação complementar dos fundamentos teóricos práticos dos cursos, já para outros as ICHs são percebidas como momentos de lazer e descontração. Utilizou-se como referencial teórico, o conceito de mundo vivido de Husserl, o sentido de espaço e lugar de Yi-Fu Tuan e a constituição de signos a partir da Teoria Semiótica de Peirce.

Palavras-chave: Interação, Aprendizagem, Cultura