Como ocorre o ensino de química para alunos que freqüentam a sala de recursos na Educação Especial?
enaf/pibid_39.html
Autor(es): Luciana Mamus Guimarães
Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aparecida Airez
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Química (MT)
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar o ensino de química para alunos com deficiências mentais leves como TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e dislexia, por exemplo, que apresentam baixo rendimento em sala de aula ou dificuldade na aprendizagem e freqüentam a sala de recursos do colégio público de ensino fundamental e médio Teobaldo Leonardo Kletemberg na cidade de Curitiba -Pr. O referencial teórico em relação a este tema é reduzido, principalmente quando se busca algo no ensino especifico de conteúdos químicos. Tizuko Morchida Kishimoto é uma das poucas referências que se tem sobre o assunto e organiza no livro "Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação" (2005) vários trabalhos que tratam da educação especial infantil, mas sem foco para o ensino de química no ensino fundamental e médio.Como metodologia está se utilizando observações das aulas, conversas com o professor especialista da sala de recursos, conversas com os alunos e haverá participação na reunião final do semestre com pais e professores de classe e analise dos relatórios redigidos por alunos, pais e professores. Este trabalho está em andamento e por conter várias fases ainda não é possível um resultado final. É interessante ressaltar que até o presente momento foi presenciado o trabalho na sala de recuros apenas com a língua portuguesa, matemática, lógica e biologia sendo que a inserção do ensino de química não está contemplado no material de apoio da sala, lembrando que o professor especialista tem formação em letras portuguêsinglês, e que trabalhar com conteúdos químicos na sala de recursos se torna algo fora da capacitação do professor tanto por sua formação inicial quanto pela falta de apoio, tanto da parte de recursos materiais como pela falta de profissionais especializados.
Palavras-chave: Ensino de química, Educação especial, Sala de recursos