Gincanas no Ensino de Matemática

Autor(es): Letícia Liceski; Scarlett Catherine Nathale Lis Kehl

Professor(es) orientador(es) do projeto: Simone da Silva Soria Medina

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)


RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido junto ao subprojeto Matemática do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID/UFPR-2011. O objetivo deste é socializar a experiência da realização de duas gincanas matemáticas desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, no município de Colombo (PR). Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) uma contribuição importante dos jogos é o desafio natural que eles provocam no aluno, gerando interesse e prazer pela atividade. A participação dos estudantes em jogos de grupo também representa um desenvolvimento cognitivo, emocional, moral e social, criando um estímulo para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A primeira gincana aconteceu no período de vinte e seis a vinte e oito de junho do ano de dois mil e doze, com a participação dos alunos do Ensino Médio, do turno da manhã, totalizando aproximadamente cem alunos, sendo estes divididos em quatro equipes. Dentre as atividades propostas estavam: bingo matemático, passa ou repassa, dominó das funções, tangram, desafio da bexiga e por último uma caça ao tesouro. A organização e o grito de guerra das torcidas também pontuavam. A segunda gincana aconteceu nos dias seis e sete de maio do ano de dois mil e treze, (esta data foi escolhida em comemoração ao dia da Matemática), com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, do turno da manhã, totalizando aproximadamente duzentos e quarenta alunos. Dentre as atividades propostas estavam: resposta certa e caça ao tesouro. Assim como na primeira gincana, a organização e o grito de guerra das torcidas também pontuavam. As gincanas tiveram diversas atividades e todos os conteúdos estruturantes estabelecidos nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, para a disciplina de Matemática, foram contemplados. O objetivo principal das gincanas foi motivar os alunos, para a disciplina de Matemática, partindo de aspectos lúdicos. Após a realização das gincanas, verificou-se que a experiência foi satisfatória, tanto em relação aos conteúdos, quanto a repercussão junto aos alunos, que solicitaram a repetição de novas gincanas.

Palavras-chave: Gincana, PIBID, Prática Docente