Letramento, inclusão e educação de surdos
enaf/licenciar_19.html
Autor(es): Luana Pizolato Benelli; Renata Manczur Torres; Rodrigo Basílio; Guilherme Schmekeberg
Professor(es) orientador(es) do projeto: Sueli de Fátima Fernandes
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Pedagogia; Filosofia; Ciências Sociais
RESUMO
O presente trabalho está vinculado ao projeto intitulado "Letramento, inclusão e educação de surdos", que teve como objetivo analisar dados empíricos dos níveis de letramento de estudantes surdos matriculados no ensino médio de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana. A pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, reuniu corpus constituído de 840 textos produzidos pelos estudantes surdos oriundos de quinze (15) municípios. O instrumento utilizado na coleta de dados solicitava leitura e interpretação de textos-base de diferentes tipologias e gêneros (dissertativos e narrativos/jornalístico, infográfico/resumo), tendo como modelo a prova de redação do Concurso Vestibular UFPR (2009/2010). Para a análise e categorização dos textos foram utilizados três critérios principais: (I) textos que demonstram autonomia na escrita do aluno, respeitando parcialmente o solicitado no enunciado, ainda que com cópia de fragmentos do texto-base; (II) textos com cópia total ou parcial dos textos-base ou enunciados da questão; (III) textos não adequados à proposta tanto em relação ao gênero, mas com autonomia quanto ao conteúdo. Resultados parciais apontam para o altíssimo índice de estudantes que desconhecem a metodologia e critérios de avaliação das provas da UFPR; a falta de domínio generalizada dos gêneros e tipologias textuais, adotando a narrativa ou o resumo-colagem do texto-base como estratégia de resolução da prova; precários níveis de leitura e interpretação dos textos e enunciados, com impactos nas competências e habilidades exigidas na prova de compreensão e produção de texto. A análise realizada corrobora os estudos de pesquisadores da área (FERNANDES (2011); BROCHADO (2006)), os quais denunciam a condição de analfabetismo funcional dos estudantes surdos em processo de inclusão escolar, demonstrando o absoluto despreparo da escola para o ensino de língua portuguesa, seja como língua materna (aos estudantes ouvintes), seja como segunda língua (aos estudantes surdos).
Palavras-chave: Surdos, Educação bilíngue, Letramento