O uso da rede social como ferramenta de interação professor-aluno em uma disciplina da graduação em Enfermagem.
enaf/monitoria_12.html
Autor(es): Isabela Cristina da Luz Kowalski
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elizabeth Bernardino, Karla Crozeta Figueiredo
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Enfermagem (MT)
RESUMO
A interação entre professor e aluno deve ser contemplada no planejamento do ensino aprendizagem. Diante dos avanços nas tecnologias de comunicação e da velocidade de disseminação da informação, é premente o uso de ferramentas capazes de acompanhar tais avanços. Nesse intuito e com a finalidade de tornar o conteúdo prático e dinâmico, a disciplina de Ética e Bioética aplicadas à Enfermagem utiliza há dois semestres um grupo criado em uma rede social, acessível somente aos alunos. Este grupo tem várias funções, entre elas, realizar debates online, planejar projetos em grupo, disponibilizar slides e conteúdos abordados nas aulas, elaborar fóruns de discussões, compartilhar calendários e eventos, fazer lembretes aos alunos e fortalecer vínculos entre os alunos. O objetivo desse trabalho é compartilhar a experiência da criação e manutenção de um grupo na rede social em uma disciplina da graduação em Enfermagem para interação entre professores, alunos e monitor. O uso das redes sociais é pactuado entre professor e aluno no início da disciplina, momento em que se definem estratégias e regras. Essa experiência demonstrou que os alunos compartilham o que aprendem com seus colegas, vinculam as notícias e informações que são vistas pelo mundo de maneira dinâmica e interativa, sem a formalidade do espaço formal de aprendizagem e na velocidade da modernidade. Os estudantes não são os únicos que se beneficiaram com o uso da rede social, visto que os professores se utilizam desse recurso para o desenvolvimento profissional dos alunos, principalmente no tocante aos aspectos éticos e bioéticos, além de que a presença virtual do professor torna o relacionamento mais fácil entre eles. Nesse sentido, percebe-se o potencial das redes sociais no ensino, não somente como uma distração, mas como uma ferramenta de aprendizagem colaborativa. As redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes e de materiais que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar. Dessa forma, tem-se como aliado à aprendizagem o tempo que os alunos dedicam às redes sociais, o que torna os conteúdos postados acessíveis no ambiente social.
Palavras-chave: Redes Sociais, Comunicação, Enfermagem