Uma proposta para o ensino do Sistema Respiratório
enaf/pibid_24.html
Autor(es): Hugo Henrique Martins; Wagner Warren Prochmann
Professor(es) orientador(es) do projeto: Odisséa Boaventura de Oliveira
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Biológicas (N)
RESUMO
O projeto PIBID ao qual pertencemos, denominado "Múltiplas linguagens no ensino de ciências",defende a relação entre as diferentes linguagens (como a imagética literária, ficcional, científica) e o ensino de ciências, pois tem como proposta que o universo científico e cultural dos estudantes seja ampliado. No decorrer do projeto foram estudados vários autores que abordam as diferentes linguagens, por exemplo, Eni Orlandi, que debate a questão acerca da linguagem e sua relação com a constituição do sujeito, bem como oferecendo suporte para pensarmos na leitura; pesquisadores que tratam da utilização da história da ciência, destacando a importância da contextualização política, econômica, social, religiosa na produção do conhecimento científico; Viola Spolin e Jean-Pierre Ryngaert,estudiosos da improvisação teatral, que nos levou a perceber aspectos que podem influenciar positivamente e negativamente na proposição desta atividade em sala de aula; e outros autores que trataram das histórias em quadrinhos e da ficção científica no ensino de ciências. Na etapa atual, os bolsistas foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por elaborar uma proposta de ensino para um determinado ano do ensino fundamental ou médio, produzindo materiais que envolvam as múltiplas linguagens. Esta proposta será implementada em sala de aula no início do segundo semestre letivo. Relatamos aqui nossa posposta para o 8º ano do ensino fundamental em que abordaremos o tema Sistema Respiratório. O plano de ensino contém quatro aulas e está em uma etapa final de elaboração. O primeiro plano de aula trata dos caminhos que o ar percorre pelo nosso corpo. Para essa abordagem será utilizado um conto de ficção científica de autoria do grupo, que abre caminhos para discussões com os alunos. A segunda aula é sobre os movimentos respiratórios e está sendo sugerida uma improvisação teatral, a qual se pautará no mesmo conto estudado e debatido na aula anterior. Na terceira aula, as trocas gasosas serão estudadas a partir de um vídeo produzido por nós, com a finalidade de explicar de forma imagética como ocorrem as trocas gasosas e sua importância para a vida. Na quarta aula trataremos do tema respiração e saúde, onde a poluição do ar será problematizada por meio de uma história em quadrinhos também produzida pelo grupo. Esperamos com esta proposta, além de mobilizar os alunos envolvidos com os conhecimentos científicos e culturais, desenvolver discussões visando a constituição de um pensamento crítico em relação ao corpo humano e o meio em que estamos inseridos.
Palavras-chave: PIBID, Linguagens, Ensino de Ciências