Tabela periódica: uma abordagem histórica através de recursos audiovisuais e computacionais
enaf/pibid_21.html
Autor(es): Camila Goulin; Haroldo Luis Ribas; Mariane Mirian Baggio
Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aires
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Saúde Coletiva - Bacharelado (Setor Litoral) (N)
RESUMO
Este trabalho é parte integrante das atividades desenvolvidas pelo PIBID-Química em 2013, no colégio Estadual Xavier da Silva, em Curitiba, e consistiu na elaboração de 2 aulas de 50 minutos a serem ministradas em uma turma do primeiro ano do ensino médio regular. O eixo norteador dessa atividade foi a abordagem da História e filosofia da ciência, utilizada como subsídio para aprimorar o conhecimento dos alunos acerca da natureza da ciência e de sua mutabilidade. Procurou-se destacar a visão de que "a ciência se desenvolve através de rupturas" (Kuhn, 1962). O tema das aulas foi Tabela periódica e o objetivo, foi mediar a construção do conhecimento acerca do tema, de forma diferenciada, para isso foram utilizadas como ferramentas didáticas, um site da web, e um vídeo. O site da web, continha uma tabela periódica interativa, onde os alunos podiam procurar informações, propriedades e características dos elementos químicos, através da interação com o software on-line. De posse dessas informações os alunos responderam questões impressas previamente elaboradas pelos alunos bolsistas. Acredita-se que a utilização de softwares no ensino de química pode contribuir para tornar o aprendizado mais atrativo e motivador (Azevedo, 2007). Utilizou-se na segunda aula Um vídeo obtido na web, no qual era apresentado um breve histórico da tabela periódica, nesse momento, através de comentários, procurou-se enfatizar os aspectos históricos e filosóficos acerca da natureza da ciência, com o objetivo de desconstruir nos alunos a visão empírico indutivista. De acordo com Resende (2008), o uso de filmes e vídeos antigos como recurso didático para ensinar história das ciências, ou como fonte histórica permanece ainda bastante inexplorada, então considerou-se o uso desse recurso como adequado pois o que se buscou foi exatamente uma nova e pouco explorada maneira de apresentação do tema. A análise dos instrumentos de avaliação aplicados aos alunos, permitiu verificar que os alunos desenvolveram um significativo aprendizado nos aspectos qualitativos que envolvem os elementos químicos, como cor, brilho, estado físico. Da mesma forma verificou-se que os alunos desenvolveram senso crítico, acerca da história que envolveu o desenvolvimento da tabela periódica compreendendo todo o seu contexto.
Palavras-chave: Historia e filosofia da ciência, Ensino de química, Tabela periódica