Licenciar Prática de ensino de língua japonesa na Escola Municipal Herley Mehl
enaf/licenciar_16.html
Autor(es): Tânia E. Tanabe; Mariana F. Manfrin; Elen Mika Takatsugi; Everton Fernando Dias; Pedro Coelho
Professor(es) orientador(es) do projeto: Satomi Oishi Azuma
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Letras - Japonês
RESUMO
O projeto Licenciar do curso de Letras-Japonês tem como objetivo oportunizar aos graduandos atuar como regentes de uma sala de aula dentro do seu campo de atuação assim como planejar o currículo e as aulas e confeccionar seus próprios materiais de acordo com o nível da turma com que irão trabalhar. Outro fator importante é oferecer aos alunos da rede municipal a oportunidade de conhecer uma língua e cultura diferente da nossa e poder proporcionar uma visão mais ampla do mundo que é também um dos objetivos do ensino de língua estrangeira nas escolas públicas segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, 2006, do Ministério da Educação e Cultura. Durante o ano de 2012, o Programa Licenciar da área de Letras Japonês atendeu 3 escolas da rede municipal de ensino. Uma delas foi a Escola Herley Mehl, onde recebemos a inscrição de cerca de 40 alunos que foram divididos em duas turmas, sendo uma dos alunos de quintas e sextas séries e a outra de sétima e oitava séries. Os encontros aconteciam semanalmente às quartas feiras durante três horas. Segundo Vygotsky, o lúdico influencia o desenvolvimento da criança. É através dos jogos e brincadeiras que a criança aprende a agir, adquire a iniciativa e autoconfiança além de proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Baseando nesses preceitos, procuramos desenvolver as atividades em sala de aula sempre de forma lúdica visando uma interação entre aluno e aluno e entre professor e aluno, de maneira que todos se sentissem à vontade para participar e aprender brincando. Procuramos também introduzir a cultura japonesa nas atividades e, através delas, levamos os alunos a perceberem as diferenças culturais e de alguma forma buscamos trazer para dentro da sala de aula um pouco do modo japonês de estudar. Para tanto, as datas comemorativas do Japão eram trabalhadas paralelamente como atividades. Como existem poucos materiais específicos para o ensino de língua japonesa, cada participante do projeto desenvolveu seu próprio material de acordo com o público alvo com a orientação da professora orientadora. Como nossos alunos têm apenas um encontro semanal e não vivenciam o japonês no seu cotidianos, apesar dos nossos esforços para buscar as atividades nos livros e em sites japoneses de ensino e adaptá-las para eles, a aprendizagem em si da língua não atingiu a meta estabelecida no início do programa, no entanto, para nós graduandos, a experiência neste programa tem sido um aprendizado muito grande.
Palavras-chave: Licenciar, Graduandos, Escolas Municipais de Curitiba