O papel do professor supervisor na formação inicial do licenciando em Química

Autor(es): Angeline Lopes Gabriel

Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aparecida Aires

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química - Licenciatura (N)


RESUMO

Sou supervisora do PIBID, sub-projeto Química/2009, este programa tem propiciado aos bolsistas ID a oportunidade de estarem próximos da realidade da escola, muitos ainda cursando o primeiro período do curso de licenciatura, o que considero de extrema importância para sua formação inicial. Na escola de educação básica eles tem realizado diversas atividades( as quais serão citadas abaixo e melhor detalhadas na apresentação), sempre com a orientação e direcionamento do professor supervisor , podendo assim vivenciar diferentes experiências que com certeza os irão preparar para o momento em que serão os regentes de sua disciplina. O professor da educação básica é o encarregado de organizar tais atividades, para tanto ele as propõe, dá um suporte teórico explicando o que pretende que os bolsistas realizem, analisa o que os bolsistas trazem de contribuições, orientam sobre o que está certo e o que precisa ser alterado. Num segundo momento quando as atividades são aplicadas ele dá o suporte necessário para que tudo transcorra da melhor maneira possível, intervindo quando necessário para o controle da disciplina dos alunos, uma vez que os bolsistas ainda não tem experiência suficiente para fazê-lo, e também ajudando em alguma dificuldade que os mesmos tenham em realizar o que se propuseram. Após, o supervisor faz os apontamentos que se fizerem necessários, tanto positivos quanto negativos, neste caso ele diz o que não funcionou e por qual motivo isto ocorreu. As atividades realizadas na minha escola, o Colégio Estadual Dr. Xavier da Silva, sob a minha supervisão foram: estudo do Projeto Político Pedagógico e do Regimento escolar, no que diz respeito a questões disciplinares e avaliação, estudo do ECA no que diz respeito a educação, realização de experimentos problematizadores, aulas no laboratório de informática, aulas em sala de aula contando apenas com a TV pendrive, quadro e giz como recursos. Meu objetivo em propor estas atividades foi fazer com que os bolsistas pudessem vivenciar a maior diversidade de situações do cotidiano escolar.

Palavras-chave: Professor supervisor, Formação inicial, Educação