Descobrindo um mundo invisível: o uso da microscopia como auxílio didático para professores do ensino fundamental

Autor(es): Aline Oswald; Daniele Atab; Franciele Lopes; Mizael Zanardine; Sandra Torres

Professor(es) orientador(es) do projeto: Luis Everson da Silva

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Um dos poucos temas abordados no Ensino Fundamental e importante é a microscopia com o seu uso e manuseio de forma correta. Talvez por ser relativamente complexo e pela falta de estrutura ofertada pela instituição, que às vezes não é satisfatória. Tal tema costuma ser desenvolvido superficialmente e, resguardando aspectos teóricos, com exemplos e condições experimentais limitados (BIZZO,2002). Desta forma, observa-se dificuldades no aprendizado de aspectos relacionados à microbiologia, nas diferentes temáticas da educação básica (DELIZOICOV, et.al.,2000). O projeto PIBID Ciência Convida teve como objetivo desenvolver, no Colégio Estadual Sertãozinho – Matinhos-PR, uma abordagem que permitisse aos estudantes do nono ano da disciplina de Ciências, um contato com a microscopia, manuseio do aparelho, e o desenvolvimento de aspectos relacionados ao conteúdo a partir da realidade local. Foram coletados microorganismos ao redor da escola e efetuado um reconhecimento das espécies. Isto possibilitou aos estudantes reconhecer que a ciência está presente no cotidiano. Após esta primeira aproximação, definiram-se, os tópicos e temas a serem desenvolvidos, com destaque para: fungos, bactérias, botânica e métodos de avaliação desse conhecimento agregado. Como resultado, destacamos que os estudantes tiveram noções básicas de microscopia, como as diferentes peças que compõem o microscópio, cuidados necessários e a montagem de lâminas temporárias e permanentes. No processo de avaliação, combinaram-se três aspectos necessários para a composição da avaliação bimestral: elaboração de uma cartilha, montagem de um portfólio e a colaboração no laboratório numa perspectiva de interação. Podemos considerar, a partir da vivência neste processo, que os alunos da turma do nono ano experenciaram uma forma diferente de abordagem de um tema que envolve diferentes áreas de conhecimento, como, química e biologia num contexto de realidade local. Destacamos ainda a oportunidade de perceber que uma aula de laboratório se constitui em um espaço interessante para o desenvolvimento de interações humanísticas. Por outro lado, durante dois bimestres inteiros os alunos puderam estreitar o abismo que normalmente há entre a teoria e a prática. Por fim, as observações feitas através de microscópios e a introdução aos conhecimentos fundamentais, tornaram a aprendizagem mais significativa num processo de alfabetização científica (WEISSMANN,1998).

Palavras-chave: Microscopia, Ensino de ciências, Experiência educacional