Módulo de intervenção didática: atraindo para os mistérios do magnetismo
enaf/pibid_8.html
Autor(es): Milene Dutra da Silva; Celso Anderson Cardoso da Silva; Airton Stori
Professor(es) orientador(es) do projeto: SERGIO CAMARGO
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Física (Licenciatura) (N)
RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Leôncio Correia e teve por objetivo desenvolver uma intervenção didática que contempla o enfoque Histórico Filosófico da Ciência e a experienciação como forma de potencializar a aprendizagem. As atividades foram planejadas de forma que os alunos tivessem contato com situações que evidenciem fenômenos físicos,conhecendo o processo de evolução dos conceitos e, a partir da experiência adquirir conhecimento. Desta forma, a unidade didática oportunizou a reflexão e o debate de ideias.Sabemos da necessidade de buscar e experimentar novas metodologias de ensino para disciplina de Física. Dentre estas alternativas, podemos perceber iniciativas que se apropriam da utilização de abordagens histórico-filosóficas pertinentes ao desenvolvimento das teorias científicas assim como sua relação com o período histórico em que foram estabelecidas. Nesta direção, acreditamos ainda na importância de se promover em sala de aula a experienciação dos conceitos discutidos, como ferramenta didática para o ensino-aprendizagem. O módulo didático desenvolvido foi composto de quatro aulas organizadas como especificado a seguir:Aula 1Questionário inicial e problematização das "caixas pretas com variados materiais" (os alunos divididos em equipes podem testar livremente a existência ou não de interação entre os materiais de diferentes comportamentos).Aula 2Apresentação de documentário para fazer contato com o momento histórico relacionado à leitura subsequente (o objetivo do filme é fazer com que o aluno tenha uma imagem da época) e breve discussão sobre as características: vestuário, utensílios, meios de transporte e comunicação mais utilizados.Aula 3-Leitura dirigida de texto sobre Magnetismo com abordagem histórico-filosófica construído pelo grupo de professores envolvidos no processo. Esta etapa foi seguida de novo questionamento retomando a problematização inicial.Aula 4Abordagem expositiva sobre os conceitos trabalhados, com demonstração, grandezas e unidades envolvidas seguida de breve explanação sobre aplicações tecnológicas históricas e contemporâneas.Assim, foi possível perceber que depois desta intervenção, os alunosparticiparam da aula sobre Magnetismo, apresentaram curiosidade, demonstraram mais interesse sobre o assunto, sentiram-se motivados e, desta forma, ficou claro aproximações entre as concepções prévias e o conteúdo a ser trabalhado.
Palavras-chave: Ensino, Física, Magnetismo