Monitoria em Fisioterapia Aquática: compartilhando a teoria e a prática
enaf/monitoria_4.html
Autor(es): Karize Rafaela Mesquita Novakoski; Franciele Cristina Ferreira de Souza
Professor(es) orientador(es) do projeto: Isabela Lucia Pelloso VIllegas
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
RESUMO
O Programa de iniciação a docência proporciona aos discentes uma experiência única. No curso de Fisioterapia da UFPR, há uma busca constante pela associação dos conhecimentos teóricos e práticos e neste módulo de Fisioterapia Aquática esse link é de extrema importância. Tendo em vista a diversidade de técnicas abordadas no módulo e os conceitos em hidroterapia como os efeitos fisiológicos da imersão, a classificação de agentes hidrocinesioterapêuticos, as vantagens e desvantagens do tratamento aquático bem como as indicações e contra-indicações deste tipo de intervenção fisioterapêutica, destaca-se a relevância na oferta de momentos para a elucidação de dúvidas e também direcionado ao treino dos diversos métodos como o método Halliwick, Watsu, e Bad Ragaz. Objetivo: a monitoria no módulo de Fisioterapia Aquática, realizada para a turma de Fisioterapia 2011 da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral teve como objetivo proporcionar aos discentes desta turma reforço didático ao conteúdo ministrado e vivenciado no módulo, bem como o aprimoramento por parte dos discentes-monitores na construção e auxílio didático-pedagógico. Metodologia: as monitorias foram realizadas de forma presencial (alunos e monitores), incentivando e auxiliando na pesquisa sobre temas abordados a cada aula, realizando atividades práticas (com supervisão da professora do módulo) e reconhecendo os objetivos e a execução de cada método, sempre salientando o trabalho pautado no código de ética profissional do fisioterapeuta. Reflexão: para os discentes monitores esta atividade formativa contribuiu positivamente tanto para o despertar para a carreira docente como para contemplar o interesse pela área. Ao vivenciar a monitoria, o monitor pode desenvolver a comunicação oral perante aos demais, ampliando a sua formação profissional através das atividades teóricas e práticas realizadas além de compartilhar conhecimentos tanto com o docente quanto com os discentes.
Palavras-chave: Fisioterapia, Iniciação a docência, Acompanhamento teórico-prático