Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: relato de experiências utilizando múltiplos enfoques
enaf/pibid_26.html
Autor(es): Jeimeson Roberto França; Suelen Cristine Balestra Lima
Professor(es) orientador(es) do projeto: Lauro Luiz Samojeden
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Física (Licenciatura) (N)
RESUMO
O presente trabalho visa discutir questões relativas à inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio, cuja relevância é apontada por autores como Dominguini (2012), Ostermann e Moreira (2000), D'Asgostin (2008), Terrazan (1994), entre outros. Entretanto, algumas pesquisas apontam que tópicos relativos à esta dimensão da Física não são contemplados nas Escolas Públicas do Paraná de forma sistemática. Tendo em vista a ausência destes conteúdos ou a precariedade de sua abordagem, buscamos compreender a razão destes problemas. Autores apontam problemas na formação docente, falta de tempo para os professores prepararem suas aulas visando atingir estes tópicos, poucas aulas semanais, ausência de materiais didáticos e paradidáticos, entre outros. Além disso, há quem justifique que a impossibilidade de abordar tais tópicos no Ensino Médio pela suposta dificuldade apresentada pelos educandos ao estudar tópicos de FMC; sobre esse, Ostermann e Moreira (2000) afirmam que as dificuldades apresentadas são as mesmas quando são ensinados conteúdos de Física Clássica. Este projeto consiste num trabalho desenvolvido no âmbito do Programa PIBID/UFPR/Física, aplicado no Colégio Estadual Pedro Macedo, onde após observação de aulas ministradas na disciplina de Física, análise da matriz curricular da escola, dos Planos de Trabalho Docente (PTD), dos materiais didáticos e paradidáticos da escola, houve a reelaboração dos PTDs, a elaboração de aulas que incluem tópicos de FMC, preparação de materiais didáticos e paradidáticos para uso de alunos e professores, execução de experimentos de baixo custo. Ao ministrar as aulas buscou-se perceber como os alunos encaravam os tópicos apresentados, dificuldades acerca da compreensão e correlação entres os conteúdos e os aparatos tecnológicos presentes em seu contexto, se entendem a importância do conhecimento científico para a compreensão do mundo atual. Após análise de todos estes parâmetros, consideramos os resultados satisfatórios em relação à aprendizagem, destacando o envolvimento dos alunos nos trabalhos sobre Energias Alternativas e o uso de Energia Nuclear, segundo o enfoque metodológico CTSA (Ciência. Tecnologia, Sociedade e Ambiente); este trabalho em particular propiciou a oportunidade de promover o exercício da tomada de decisões, dimensão fundamental para a formação de cidadãos críticos dentro de uma perspectiva que privilegia tais relações.
Palavras-chave: Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física, enfoques metodológicos