Mídias na educação matemática.
enaf/pibid_10.html
Autor(es): Amanda Carvalho de Oliveira; Carla Saldanha; Juliana Rodrigues de Araújo; Marcelo José Cardozo Caldeira; Mayara Poyer da Silva
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elisangela de Campos
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
RESUMO
No projeto PIBID Matemática 2009 (Matemática, Educação Matemática e Sala de Aula) os bolsistas de iniciação a docência foram divididos em três grupos com diferentes campos de pesquisa (raciocínio lógico, laboratório de matemática e mídias) com o intuito de organizar a ação e atuação dos bolsistas nas escolas. O grupo de mídias, em suas reuniões, discute textos acerca das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para elaboração e aplicação de atividades no âmbito escolar. Embora existam pesquisas no campo das tecnologias aplicadas a educação, seus resultados nem sempre chegam às escolas e, muitas vezes, não estão presentes na formação de professores, o que pode ser um empecilho para o uso das mesmas na escola. Além disso, há certa dificuldade no sentido de que muitas escolas possuem limitação com relação ao uso desses recursos (por exemplo, TV-pendrive não funciona, a escola possui apenas um data-show para atender a todas as turmas, o laboratório de informática é precário). Por outro lado, esses recursos constituem uma motivação para o aluno, trazendo a realidade tecnológica que estes vivenciam fora da sala de aula para o ambiente escolar. De acordo com os textos estudados, com o uso das TICs surge uma nova relação entre professor e aluno, onde não necessariamente o primeiro apenas transmite o conhecimento, mas também mostra ao segundo uma nova forma de construí-lo, motivando-o a buscá-lo em outras fontes. Procurando entender como o uso dessas tecnologias se insere na sala de aula e no aprendizado dos alunos, o grupo de mídias desenvolveu algumas atividades. Uma delas se constituiu na criação de WebQuests (recurso online que direciona a pesquisa do aluno para páginas da internet pré-determinadas pelo professor), com o objetivo de revisar conteúdos de equações de 1º e 2º graus nas turmas de 1º ano do Ensino Médio. Para tanto, foi utilizada a plataforma WebQuest Brasil(www.webquestbrasil.org). Outra atividade desenvolvida foi uma sequência didática sobre o conteúdo de Progressões (Aritmética e Geométrica) utilizando um vídeo que envolvia o assunto abordado. Foram observadas nestas atividades uma maior participação dos alunos e a maior autonomia dos mesmos, o que colaborou para a aprendizagem dos conteúdos explorados. Com estas experiências a formação dos bolsistas do PIBID se tornou mais completa, no sentido de que essa nova perspectiva didática proporcionou a eles uma visão de que se faz necessária uma atualização contínua no âmbito profissional.
Palavras-chave: Mídias, Educação matemática, Recursos didáticos