Licenciar - Redimensionando a prática de ensino de Língua Estrangeira Moderna: Polonês.
enaf/licenciar_18.html
Autor(es): Arsenor Ribeiro Maciel Junior, Pedrita Setenareski Borges
Professor(es) orientador(es) do projeto: Aleksandra Marcela Piasecka-Till
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Letras - Polonês
RESUMO
Após ter conhecido o trabalho desenvolvido pelos/as docentes e bolsistas da UFPR do "Projeto Licenciar" com as línguas estrangeiras (LE) espanhola, francesa e italiana, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba propôs ampliar a oferta de outras línguas estrangeiras, compatíveis com o contexto cultural local. Como resposta a essa iniciativa, o nosso projeto concentra-se no ensino do polonês nas escolas municipais da capital do Paraná, a cidade com o maior contingente da população de origem polonesa no Brasil e, deste modo, o maior centro de cultura polônica no país. Entendemos, que este contexo alimentará a criação de um programa de aproximação cultural entre o Brasil, a Polônia e outras comunidades polônicas no mundo, no qual o conhecimento da língua é indispensável. Desde 2011, os/as bolsistas, estudantes da licenciatura de Letras Polonês, estão presentes nos colégios municipais na nossa cidade. Em 2013, começamos o trabalho com um novo par de bolsistas, com os mesmos objetivos gerais de proporcionar ao/à estudante-bolsista a chance de participar em uma primeira experiência docente através da elaboração e aplicação das aulas alternativas de polonês, que enfocam a possibilidade de desenvolvimento da competência comunicativa em LE das crianças-aprendizes. Baseamo-nos nos principios da abordagem comunicativa de ensino da LE, na proposta de Krashen ao tentar criar nos espaços formais da sala de aula condições informais para a aquisicão da língua e nas concepções de Paulo Freire de ensino contextualizado. Nessa experiência, o/a bolsista tem chance de refletir sobre a construção da sua identidade profissional e sobre a relação entre teoria e prática de ensino através da integração dos/as estudantes envolvidos/as no preparo do material didático a ser usado, da programação, do cronograma, além da inserção dos/as participantes na realidade de ensino público, promovendo a ampliação da nossa formação acadêmica e profissional. Simultaneamente, no projeto, proporciona-se aos/às aprendizes de escolas públicas uma exposição a uma outra língua e cultura estrangeiras diferentes do inglês, parte obrigatória do currículo trazendo para sala de aula outras realidades e tentando, assim, preparar os/as aprendizes para a necessidade de desenvolvimento do respeito e para a compreensão da diferença. Pressupomos que o diálogo entre as escolas e a universidade possa produzir uma reflexão acadêmica crítica e desenvolver uma competência de pesquisa, dessa maneira contribuindo para a qualidade da formação do educador.
Palavras-chave: Polonês, Ensino alternativo, Formação docente