A Química do Corpo Humano: utilização de um livro de Divulgação Científica como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica

Autor(es): Mariana Lopes Teixera

Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aparecida Airez

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química (MT)


RESUMO

Química orgânica é a subárea da química que estuda os compostos do elemento carbono, os também chamados compostos orgânicos, que possuem propriedades características. É parte fundamental dos estudos de Biologia e Medicina e também da Bioquímica, que estuda as moléculas e suas reações químicas, nos fundamentos da vida. Objetivando principalmente a contextualização do Ensino de Química Orgânica à luz da temática Divulgação Científica (DC), desenvolveu-se uma Proposta Didática (PD) tendo por base a utilização de um livro de DC. Tal PD foi elaborada no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) no Sub-projeto QuímicaUFPR e foi desenvolvida em uma escola da rede pública de educação básica do Paraná. A relevância de se trabalhar com esta temática no ensino de ciências vem sendo bastante defendida, uma vez que "Os livros de divulgação científica vêm promovendo a criação de uma sociedade educativa onde cada indivíduo possa mobilizar, numa dada situação, todo o seu conjunto de qualificações, aptidões e atitudes". Este trabalho visa apresentar apenas uma das atividades realizadas nesta Proposta, que seria a utilização de dois capítulos do livro de DC intitulado "Química na Saúde". Os capítulos utilizados foram: "Moléculas da Sexualidade", "Moléculas da Ansiedade, bem-estar, alegria e sono". Através desses capítulos foram desenvolvidas atividades como aulas expositivas/participativas, envolvendo a leitura dos mesmos, a explicação e ênfase de conceitos de química presentes nos textos e significado de DC e qual sua finalidade no Ensino de Ciências. Para analisar as contribuições desta estratégia no processo de aprendizagem dos alunos, uma das questões aplicada a eles antes e depois da atividade foi: O que você entende por Divulgação Científica? Nas respostas anteriores à atividade apresentada neste trabalho a maioria dos alunos alegou não saber ou não responderam, e os restantes vincularam a divulgação ao ato de divulgar a ciência apenas. Nas respostas posteriores, a maioria dos alunos relacionou a DC como o ato de transmitir o conhecimento adquirido no meio científico ao público em geral podendo ser através de recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica. Portanto a proposta do desenvolvimento de aulas utilizando a DC como facilitadora do processo ensino-aprendizagem se mostra promissora a partir do momento em que o conhecimento passa a ser ampliado e mais abrangente, por permitir ao aluno ter o conhecimento de que pode ir além do conhecimento pré-estabelecido pelo professor.

Palavras-chave: Divulgação Científica, Ensino de Química, Livro de Divulgação Científica