Meliponário Zoombee, instrumento pedagógico no ensino de ciências

Autor(es): Francielle Cristina Torres Chaves

Professor(es) orientador(es) do projeto: Luiz Everson da Silva

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Este trabalho apresenta o que esta sendo realizado no Colégio Paulo Freire, Pontal do Paraná-PR. Norteado pelo princípio de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória, com a pretensão de conhecer e compreender a interação entre plantas e animais. A proposta tem por objetivo o enriquecimento pedagógico, interação com o ensino de ciências contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência ambiental. A meliponicultura pode ser definida como a criação racional de abelhas sem ferrão, os Meliponíneos são as abelhas indígenas sem ferrão e mansas. São animais sociais vivendo em ninhos com centenas a milhares de indivíduos. Embora existam centenas de espécies no Brasil, as principais abelhas indígenas, conhecidas são: a Uruçu Verdadeira, Uruçu Amarela, Jataí, Mandaçaia e Tiuba Amarela. O mel das abelhas sem ferrão é saboroso, diferenciado e reconhecido por suas importantes propriedades funcionais sobre a saúde humana. Proporcionando alternativas de desenvolvimento sustentável, oferecendo uma nova opção de renda, além de contribuir para a manutenção e preservação de ecossistemas existentes (Mata Atlântica é um dos principais biomas que abriga ninhos de meliponíneos), desse modo à implantação de um meliponário na escola, como um instrumento pedagógico, articulado com o ensino de ciências, proporciona uma aprendizagem significativa. Construindo com os alunos essa atividade, ressignificando alguns valores: o espírito de cooperação, de solidariedade e de cidadania, relacionado com o ensino de ciências como, por exemplo: as propriedades do mel para saúde e a nutrição do corpo humano e qualidade de vida do sujeito, a importância da polinização para ecologia e sustentabilidade, oferecendo uma nova geração de renda sustentável para comunidade escolar, baseado no tripé sociedade, economia e ambiente, contribuindo para uma aprendizagem significativa, em que os alunos constroem o conhecimento a partir dessa atividade de meliponicultura, dentro do ensino de ciências. As atividades relacionadas com o meliponário proporcionam aos alunos uma compreensão da vida em sociedade, ressignificando valores, contribuindo para uma melhor relação comunidade-escola, e nas relações professor-aluno.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Instrumento pedagógico, Meliponicultura