Projeto Licenciar: a escola e os espaços lúdicos

Autor(es): Anaile Santana; Anecy Ribeiro; Bruno Morais; Fernando Fonseca; Karine Santos; Karoline Brotto; Thiago Domingues; Thiago Corrêa

Professor(es) orientador(es) do projeto: Simone Rechia

Atividades formativas: Programa Licenciar

Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)


RESUMO

O Projeto Licenciar "A Escola e os Espaços Lúdicos" faz parte do Grupo de Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) e tem por finalidade investigar como são planejados os espaços e equipamentos destinados a vivências no âmbito do Esporte e do Lazer no ambiente escolar e seu entorno. Em 2013 temos o objetivo de investigar a realidade de uma escola de rede pública e uma de rede privada no que tange à dinâmica de seus espaços destinados às vivências no âmbito do esporte e do lazer, buscando aproximações e distanciamentos entre as realidades. Nesse sentido, a metodologia de trabalho está organizada em duas frentes de atuação, sendo que em ambas ocorrem (1) Leitura e discussão de textos pertinentes à temática; (2) Reconhecimento e análise dos dados obtidos em 2012/13; (3) Visitas guiadas ao Colégio e Observação dos espaços com registro em diários de campo, a fim de verificar de modo mais aprofundado as contradições existentes no espaço, redes de relações existentes, formas de uso e apropriação. Até o momento efetuaram-se os seguintes passos metodológicos: (1) Efetivação da parceria com os colégios; (2) Visitas técnicas ao colégio público e aplicação de protocolo de observação dos espaços, sistematizado e utilizado em diversas pesquisas do GEPLEC; (3) Reformulação do Protocolo, com vistas a atender as especificidades dos locais. (4) Aplicação do Protocolo em 9 espaços do colégio público e em 13 do colégio privado; (5) Aplicação de Atividade exploratória e diagnóstica no colégio público; (6) Aplicação de 200 protocolos de registro de interesse preenchidos por alunos de 3º e 4º ano de ensino fundamental do colégio público, (7) Planejamento das atividades de educação para e pelo lazer no colégio privado ; (8) Tabulação e análise dos dados do colégio público. As próximas ações do Projeto, a serem realizadas no segundo semestre serão planejar e realizar ações de educação para e pelo lazer em ambos os colégios. Nossas ações se pautam na idéia de que a escola também é um dos espaços da cidade e compreendemos que, em concordância, necessita atribuir aos seus espaços senso de justiça democrática, no sentido de que todos esses ambientes devem ter qualidade para todos que dele se utilizam (Borja, 2000). Ainda, o acesso a tais locais atende ao objetivo da escola de ter o lazer como "objeto e veículo da educação" (MARCELLINO, 2002). Nossa perspectiva é que a partir dessas ações os estudantes dos colégios envolvidos compreendam que o lazer é um direito social assegurado pela constituição, e tenham autonomia na busca de um lazer critico e reflexivo.

Palavras-chave: Espaço, Escola, Lúdico