Projeto PIBID Interdisciplinar Pedagogia e Matemática: conexões possíveis

Autor(es): Elis Raquel Alves da Cruz Um; Francine da Silva G. Nery Dois; Ingrid Mariana Rodrigues de Lima Três; Marli M. do Nascimento Quat

Professor(es) orientador(es) do projeto: Tania Teresinha Bruns Zimer

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Pedagogia (N)


RESUMO

O projeto PIBIDInterdisciplinar, Pedagogia e Matemática visa envolver graduandos destes cursos no desenvolvimento de recursos didáticos e práticas pedagógicas inovadoras que minimizem as dificuldades que os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental apresentam em relação à aprendizagem da Matemática. Tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos a inserção em contexto real da sala de aula pela vivência de experiências docentes em matemática que envolva o processo de planejamento (diagnóstico da realidade, criação de recursos e de situações didáticas); da prática propriamente dita (desenvolvimento das situações didáticas em sala de aula) e da avaliação (análise reflexiva das ações realizadas). Objetiva, também, oportunizar a vivência de um processo de ação-reflexão-ação, promovendo um permanente movimento de construção da própria prática a partir de significações atribuídas pelo graduando em virtude de suas próprias experiências e estudos. O trabalho pauta-se em um processo de ação-reflexão-ação (Shön, Zeichner) de práticas observadas e realizadas e, também, das diretrizes da Teoria de Transposição Didática (Chevallard, 1995), pelo intuito de analisar os elementos que giram no entorno da sala de aula e que interferem no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos didatizados. Tais referenciais fundamentam o modo de organização do trabalho junto aos graduandos e professores da escola envolvida. As atividades relatadas referem-se às realizadas em duas escolas públicas – Colégio Estadual Bom Pastor e Escola Municipal Professor Brandão e nos encontros semanais com o grupo envolvido com a finalidade de discussão teórica, análise e reflexão de dados ou resultados obtidos em relação à escola e de elaboração de intervenções pedagógicas a partir das necessidades apontadas pelos professores supervisores. Como resultado final espera-se que essa atividade formativa para os graduandos dos Cursos de Pedagogia e Matemática se traduza em aprendizagem da docência, em termos gerais no que se refere ao profissional na educação, cuja finalidade é o de ensinar, em termos do ensino da Matemática, no que se refere à identificação de obstáculos à aprendizagem da criança, melhoria no domínio do conteúdo específico, apropriação de referenciais teóricos metodológicos das tendências atuais presentes na Educação Matemática e, em termos do pedagogo, sua indissociabilidade entre a função docente e a de pedagogo escolar.

Palavras-chave: Pedagogia, Matemática, Interdisciplinar