A monitoria no módulo Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no mundo: contribuindo com o processo de construção do conhecimento.
enaf/monitoria_16.html
Autor(es): Audrin Said Vojciechowski; Bruna Letícia dos Santos
Professor(es) orientador(es) do projeto: Isabela Lúcia Pelloso Villegas
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
RESUMO
Objetivo: A graduação em Fisioterapia da UFPR, setor Litoral, conta com uma disciplina denominada Panoramas da Fisioterapia no Brasil e no Mundo (PFBM), onde o estudante é instigado a buscar novos olhares sobre a Fisioterapia, seus paradigmas, os novos campos de atuação e os princípios éticos que regem a profissão. A monitoria de PFBM teve o intuito de auxiliar os estudantes durante as atividades previstas no programa de aprendizagem do módulo. Em contrapartida, como afirmam os autores Haag et al.(2008), a prática da monitoria contribui para que o monitor desenvolva suas habilidades, revendo conteúdos e aprimorando conhecimentos. Metodologia: Foram oferecidos espaços nos quais os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e obter aprofundamento teórico sobre os assuntos abordados no módulo. Nesses espaços, os monitores auxiliaram os discentes na elaboração de um portfólio contendo a visão dos mesmos a respeito do processo histórico e social da profissão e sobre os novos campos de atuação. Os discentes também produziram um material audiovisual que demonstra a evolução da Fisioterapia desde seu surgimento até se tornar uma profissão regulamentada, bem como a abertura do curso na UFPR Litoral e seu percurso até os dias atuais (SIGNORELLI et al., 2010). Paralelamente às atividades da monitoria, os discentes monitores desenvolveram uma ferramenta para o levantamento de informações sobre a vida profissional dos egressos e as perspectivas dos estudantes em relação ao curso de Fisioterapia da UFPR Litoral e à profissão. Resultados e/ou reflexão: Para os discentes participantes, a monitoria pode influenciar positivamente no aprendizado, já que este espaço possibilita o esclarecimento de dúvidas, o aprimoramento de habilidades e maior aprofundamento teórico (HAAG et al., 2008). A monitoria de PFBM contribui significativamente com a formação dos monitores, que tem a oportunidade de aprimorar habilidades necessárias à carreira docente e tornar-se ativo no processo de construção de seu conhecimento. Os resultados obtidos a partir da ferramenta elaborada possibilitam, tanto aos discentes quanto aos docentes do curso, uma visão mais apurada sobre o andamento e o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem da graduação em Fisioterapia da UFPR Litoral.
Palavras-chave: Monitoria, Fisioterapia, PFBM