Teatro: uma privilegiada experiência formativa
enaf/pibid_16.html
Autor(es): Fernanda Vitória Buck Fonseca, Jordana D. de Lima; Karolayne G. da Silva
Professor(es) orientador(es) do projeto: Ruth Janice Guse Schadeck
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Biológicas (M)
RESUMO
O teatro faz parte da história da humanidade e a sua aplicação pedagógica proporciona uma abordagem lúdica de conteúdos difíceis de serem trabalhados. O teatro diverte, emociona e conecta o espectador aos temas que são abordados na encenação. Tanto os expectadores como os figurantes se envolvem de forma natural, refletem e constroem uma crítica sobre o assunto apresentado. Neste trabalho foi desenvolvida uma peça de teatro sobre o tema reprodução humana. Através desta abordagem, objetivou-se contribuir para melhoria do quadro assustador da gravidez na adolescência, fato que se observa na rotina da escola. No Brasil, a cada dezoito minutos uma adolescente entre 12-14 anos dá a luz. Esta peça foi encenada no contexto de uma oficina pedagógica, a qual contou com variados recursos didáticos, como modelos, microscópios, banners e vídeos. O conjunto da oficina visou trabalhar os temas sobre reprodução humana, a prevenção da gravidez precoce e das DSTs. Toda a história se passa dentro de uma sala de aula, onde Tiago, o personagem principal da trama, adormece entediado com uma aula de Biologia. Quando 'acorda'' (na verdade ele está sonhando), ele vê que está em uma sala de aula, onde os alunos são células, ele está na Escola Preparatória das Células. Personagens como os Espermatozoides, Ovulina, as Células de Defesa, a Célula Muscular, o Neurônio, Célula Embrionária, a Professora Hemácia, o Fungo, e uma Célula Indiferenciada fazem parte da peça. O roteiro se desenvolve e a trama termina com o herói Super Camisinha derrotando o vilão HIV. Cerca de 100 alunos com idades que variavam entre 15 e 18 anos assistiram à peça. Todo o processo de elaboração deste teatro foi uma vivência muito rica. Os preparativos para a realização, desde a redação do texto e os ensaios, assim como a sua apresentação na escola trouxeram profundas experiências, enquanto futuros profissionais da educação. O projeto propiciou a integração entre alunos do PIBID-Biologia 2011, Iniciação Científica vinculados ao projeto de desenvolvimento de material didático para as escolas do PROUCA e do projeto de Extensão "O microscópio vai a escola", concretizando uma troca de saberes e experiências imensa. Tudo isso aconteceu de forma colaborativa, onde todos participantes compartilharam das decisões tomadas e se responsabilizaram pela qualidade do conjunto produzido. Esta realização demonstrou, sem dúvida, que é possível trabalhar em grandes grupos produzindo resultados de qualidade em um ambiente com inestimáveis momentos de confraternização e satisfação.
Palavras-chave: Teatro, Escola Pública, Curitiba